Oficinas, espetáculos e cursos são alguns dos serviços oferecidos pela unidade, construída a partir de emenda da deputada Perpétua Almeida.
Fachada da obra já em fase de conclusão | |
|
Tarauacá está em contagem regressiva para a inauguração do Galpão Cultural. Uma obra realizada graças a uma emenda da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), fruto das discussões com a comunidade Tarauacaense.
A população do município estava desolada porque a prefeitura deixou voltar duas emendas que se destinavam a construção do Centro da Juventude e, em conversa com a parlamentar comunista surgiu a idéia do Galpão que vai funcionar nos moldes do Centro da Juventude. Para ter certeza que a obra seria realizada, a deputada Perpétua Almeida colocou a emenda para o governo do estado realizar a obra.
" Antes de alocar emendas, busco o contato com a população para saber de suas prioridades e assim decidirmos juntos. Em Tarauacá, principalmente a juventude estava muito chateada porque o prefeito dispensou o recurso da emenda para a construção do Centro da Juventude. A saída encontrada foi construir o Galpão Cultural, mesmo porque a atividade cultural no município é expressiva, com grupos de teatro, de dança, capoeira, músicos e, não poderíamos deixar toda essa gente sem um local apropriado para desenvolver sua arte", destacou a deputada comunista preocupada com o aumento dos índices de uso e tráfico de drogas no município.
Toda a estrutura física do prédio está concluída. Só falta a licitação para a compra dos equipamentos, para que o Galpão da Cultura seja inaugurado já com um ponto de cultura à disposição.Ponto de cultura é um recurso no valor de R$ 60 mil por ano, durante três anos. Esse recurso já está à disposição do Galpão, que será administrado pelo presidente do bairro.
"Vai ter de tudo, oficinas, espetáculos, cursos. O espaço vai ser disponibilizado para todo o município e já pensamos em realizar aqui as festas populares. Eu vou gerenciar, o governo vai fazer as parcerias, mas é a comunidade que vai mandar", disse o presidente do bairro Raimundo Acioly que também gerencia a rádio comunitária localizada ao lado do Galpão Cultural, o que significa que as atividades realizadas no Galpão, contarão com cobertura radiofônica.
Integrante do grupo de teatro GNT- Grupo Néctar de Tarauacá, o presidente do núcleo da Fundação Elias Mansour de Tarauacá Félix Cavalcânti, é um dos mais animados: " Além de ser um espaço próprio para trabalhar, vai ser um espaço para ajudar a juventude e os artistas do município a virem para as atividades culturais. Não vejo a hora de ser inaugurado", destacou Félix.