BOM SÁBADO A TODOS


Existem pelo menos três teorias em relação à origem do sábado. São elas:


I) Teorias sobre a origem do sábado.
1. Teoria planetária.


Acreditava-se que a origem do sábado está relacionada à origem da semana.No século XIX acreditava-se que o uso da semana de sete dias devia-se à antiga veneração aos sete planetas. Que na astrologia da Babilônia Antiga eram o sol, a lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Ainda hoje os dias da semana em alguns idiomas referem-se aos planetas, como em espanhol, por exemplo.


2. Teoria pambabilônica.


Esta era a teoria mais popular no fim do século XIX. Dizia que a observância do sábado pelos hebreus teve origem na Babilônia. Eles baseavam-se em descobertas arqueológicas em escrita cuneiforme que continha a palavra “shabatum”.


3. Teoria da festa lunar.


Dizia que o sábado dos hebreus veio de uma antiga festa lunar, que pode ter-se derivado ou não da Babilônia. A base da teoria é que a bíblia, com freqüência, associa o sábado e a lua nova (II Re 4:23; Is 1:13; Am 8:5). Em levítico 23:11,15 é ordenado aos hebreus que eles começassem a contar as ofertas alçadas “no dia imediato ao sábado”. E os teoristas concluíram que esse sábado é uma alusão não ao sábado semanal, mas, ao dia de lua cheia. Entretanto, o sábado dos judeus não estava ligado às fazes da lua, o que invalida totalmente essa terceira teoria.


II) O sábado no Antigo Testamento


1. Deus “descansou” no sétimo dia (Gn 2:1-3).
Dizer que Deus descansou significa que Ele acabou de criar, parou de criar, uma vez que o próprio Senhor Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5:17).
2. Surgimento da Palavra sábado.
Aparece nas Escrituras pela primeira vez no decálogo (Êx 20:8), e significa descanso.
3. O sábado pertencia à lei.
Não há nas Escrituras, nenhum texto que prova que alguém tenha guardado o sábado antes de êxodo 20. Pelo contrário, as palavras nos faz entender que deveria ser observado a guarda do sábado a partir do Sinai. Os versos 9 e 10 de êxodo 20, estão no futuro, indicando que começaria ali a guarda do sábado e não é um mandamento eterno. Alguns querem dizer que se não guardamos o sábado também não deveríamos ensinar o dízimo que estava na lei. Mas, ao contrário do sábado, o dízimo foi praticado desde sempre, inclusive por Abraão 400 anos antes da lei.


III) O sábado no Novo Testamento.


1. Em Cristo.
A) Jesus veio para cumprir e não revogar a lei (Mateus 5:17-19).
B) Foi acusado de violar o sábado (João 5:16-18; 9:13-16).
C) Sempre guardou os mandamentos, mas, nunca ordenou a guardar o sábado (João 15:10).

2. Nos apóstolos.
A) Paulo resumiu toda a lei a um mandamento (Romanos 13:8-10; Gálatas 5:13-14).
B) Tiago nos mostra que é impossível guardar toda a lei (Tiago 2:8-11).

IV) Porque não guardamos o sábado.


1. Argumentos favoráveis à não obrigação.
A) O sábado foi feito para o homem, e não o contrário (Marcos 2:27-28).
B) Jesus ensinou os outros nove mandamentos, mas, nunca ensinou a guardar o sábado (Mateus 5-7).
C) O sábado é um princípio de descanso e não um dia para ser rigorosamente observado (Êx 20:8).
D) Em nenhum lugar no Novo Testamento é ordenado a guarda do sábado, embora apareça os outros nove mandamentos. E) Ninguém pode nos julgar pelos sábados (Cl 2:16-17). Alguns podem guardar os dias que quiserem (Rm 14:1-12, 22-23), mas, a salvação é somente pela fé (Ef 2:8-9).

por Bruno César
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico da Missão JUVEP. Desejoso de compartilhar alguns de meus pensamentos, bem como dos de alguns de meus amigos, sobre Teologia e assuntos afins.
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

2 Comentários

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