Bancários entram em greve a partir desta quinta-feira






Reunidos na tarde desta quarta-feira em assembléia geral, os bancários acreanos resolveram aprovar o indicativo de greve geral , por tempo indeterminado, marcado a partir de 00h00 desta quinta-feira, dia 24.

A votação de aprovação da greve ocorreu na Praça Povos da Floresta - em frente às agências do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Bradesco. Um total de 150 bancários participou da assembléia, que foi avaliada como representativa por parte da direção do Sindicato dos Bancários do Acre.


Os bancários dos municípios de Brasileira, Assis Brasil, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul devem aderi ainda hoje a greve nacional da categoria, com perspectiva de ser ampliada para outras localidades do estado com agências bancárias.


Os banqueiros começaram mal as negociações, apresentando proposta econômica insuficiente e recusando as reivindicações apresentadas pelos bancários, desde as que tratam de direitos da categoria até as que buscam melhorar o atendimento à população, como a ampliação do horário de atendimento ao público, declarou a presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Elmira Farias.


A última reunião de negociação aconteceu no dia 17, quando a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma proposta de reajuste salarial de apenas 4,5%, ficando muito aquém do índice de 10% reivindicado. Já a proposta de participação nos lucros e resultados (PLR) é inferior a do ano passado, principalmente para quem ganha salários menores. Os banqueiros também não avançaram nas demais reivindicações da categoria.


Na assembléia desta quarta-feira, os bancários acreanos também aprovaram a rejeição da proposta global da Fenaban feita na negociação do último dia 17 de setembro, em São Paulo.


Manoel Façanha


Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem