ABN News
Rituais dos Yawanawás, Chico Mendes e a capital Rio Branco são destaques no programa que será exibido pelo programa da emissora
Programa vai mostrar alguns dos rituais dos índios Yawanawás (Foto: Sérgio Vale/Secom) Depois de oito horas de canoa, driblando troncos e bancos de areia pelo Rio Gregório, os repórteres do Câmera Record são os convidados especiais da tribo dos Yawanawás para uma grande celebração. Eles descobrem o significado da Dança do Urubu, o que está por trás do intrigante chá conhecido como Daime e qual é o pó sagrado que os índios utilizam para estabelecer contato com seus antepassados.
Os telespectadores vão conhecer também a história do pajé que se tornou pai aos 86 anos de idade. O cacique yawanawá revela quais são as ervas mais poderosas da floresta e o que elas curam. Os índios juram que, na maior farmácia natural do mundo, tem planta boa até para fazer mulher parar de bater perna.
Depois da inesquecível experiência com os Yawanawás a viagem segue para Xapuri, a cidade que ficou conhecida mundialmente por causa de Chico Mendes. Foi lá que a equipe da Record encontrou algumas das paisagens mais estonteantes da Amazônia.
E ainda: as lendas que cercam a bela capital Rio Branco. OVNIs? Antigos leitos de rio? Cavidades feitas pelo homem? Afinal o que são as misteriosas formas geométricas e desenhos gigantescos que aparecem em fazendas da região? Por enquanto, só uma certeza: os chamados geoglifos foram feitos há milhares de anos.
Apresentado por Marcos Hummel, o Câmera Record vai ao ar nesta sexta-feira, às 23h15 (horário de Brasília).