Verão adoece mais crianças e idosos.


Água. Essa é a principal orientação dos médicos para os rio-branquenses enfrentarem a temperatura de 36º grau em conflito com a queda repentina de temperatura. Os casos de doenças respiratórias e viroses, que sempre vêm acompanhados por dores de cabeça e por febre, aumentaram cerca de 70% neste período do ano. As crianças e os idosos estão sendo as principais vítimas.

De acordo com o médico Guilherme Augusto Pulici, gerente de Assistência à Saúde do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), as pessoas que possuem problemas cardíacos ou pulmonares devem ter os cuidados redobrados.

Ele diz que centenas de crianças dão entrada na unidade de saúde apresentando problemas respiratórios, mesmo assim não considera a época uma das piores.

“Nesta época, os problemas respiratórios são constantes. É preciso a pessoa se hidratar bastante. Tomar muita água é essencial. Apesar da estação aumentar esses problemas, não chega a ser avaliada como a pior fase. Já tivemos estações piores”, disse.

Guilherme orienta as pessoas evitarem a exposição ao sol, que usem roupas leves, protetor solar, fiquem em ambientes ventilados e que tomem muito líquido. (Ana Paula Batalha)

Recomendações para ambientes com ar-condicionado:

- Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no local;
- Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;
- Tomar bastante líquido para hidratação;
- Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons em vez de cobertores;
- Retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;
- Usar soro fisiológico para os olhos e narinas se houver irritação;

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem