Retomada econômica da borracha no Acre é destaque em revista.


Reportagem da revista Razão Social narra recuperação da extração do látex de seringais nativos em Xapuri

fabrica_de_preservativo_arquivo_secom.jpgMedidas socioambientais desenvolvidas pelo governo do Estado para melhorar a economia e a qualidade de vida da população do Acre é tema de reportagem de capa da revista Razão Social, encarte do jornal O Globo. A repórter Camila Nóbrega viajou ao Estado a convite do Ministério do Turismo e Braztoa e descreve um dia na vida do seringueiro Nilson Mendes, morador do Seringal Cachoeira, em Xapuri, e os efeitos da retomada da extração do látex para a fabricação de preservativos utilizando matéria-prima dos seringais nativos da região.

A reportagem Um Dia no Seringal - Lucro com a floresta em pé destaca a iniciativa e os investimentos do Governo do Estado com apoio do governo federal estimular a recuperação da atividade e colocar em funcionamento a Natex, fábrica de preservativos de Xapuri, aplicando investimentos na ordem de R$ 30 milhões, oferecendo cursos de formação para os trabalhadores da empresa e completando com subsídios o valor pago ao litro do látex.

O turismo ecológico desenvolvido no município e a gestão compartilhada entre moradores e Governo do Estado na administração do Seringal Cachoeira também é questão abordada pela revista ao enfatizar aspectos da cultura acreana e as possibilidades de crescimento da economia local com a valorização e manutenção da floresta. Um vídeo sobre a coleta do látex foi produzido no local, que utiliza ainda o depoimento de Nilson Mendes, seringueiro primo de Chico Mendes. (Agência de Notícias do Acre)

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem