Retomada econômica da borracha no Acre é destaque em revista.
byRaimundo Accioly-
0
Reportagem da revista Razão Social narra recuperação da extração do látex de seringais nativos em Xapuri
Medidas socioambientais desenvolvidas pelo governo do Estado para melhorar a economia e a qualidade de vida da população do Acre é tema de reportagem de capa da revista Razão Social, encarte do jornal O Globo. A repórter Camila Nóbrega viajou ao Estado a convite do Ministério do Turismo e Braztoa e descreve um dia na vida do seringueiro Nilson Mendes, morador do Seringal Cachoeira, em Xapuri, e os efeitos da retomada da extração do látex para a fabricação de preservativos utilizando matéria-prima dos seringais nativos da região.
A reportagem Um Dia no Seringal - Lucro com a floresta em pé destaca a iniciativa e os investimentos do Governo do Estado com apoio do governo federal estimular a recuperação da atividade e colocar em funcionamento a Natex, fábrica de preservativos de Xapuri, aplicando investimentos na ordem de R$ 30 milhões, oferecendo cursos de formação para os trabalhadores da empresa e completando com subsídios o valor pago ao litro do látex.
O turismo ecológico desenvolvido no município e a gestão compartilhada entre moradores e Governo do Estado na administração do Seringal Cachoeira também é questão abordada pela revista ao enfatizar aspectos da cultura acreana e as possibilidades de crescimento da economia local com a valorização e manutenção da floresta. Um vídeo sobre a coleta do látex foi produzido no local, que utiliza ainda o depoimento de Nilson Mendes, seringueiro primo de Chico Mendes. (Agência de Notícias do Acre)