Ufac pode entrar em greve hoje (PÁGINA 20)


Lyslane Mendes - lysmendes@pagina20.com.br
14-Ago-2009
Sindicato mobiliza servidores para o manifesto nacional e realiza assembleia geral para discutir indicativo de greve

matria_1_-_fachada_ufac__1_rs.jpgServidores de todas as universidades federais do Brasil realizam hoje um manifesto coletivo pelo Dia Nacional da Luta dos trabalhadores. No Acre, os manifestantes paralisam atividades e na oportunidade formam uma assembleia geral, para discutir o indicativo de greve em resposta a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que orientou a exclusão do pagamento do adicional de insalubridade dos funcionários da Universidade Federal do Acre (Ufac).
A representação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º grau do Acre (Sintest-Ac) garante que durante a assembleia a categoria pode decidir por uma greve por tempo indeterminado, motivados pela ultima determinação do TCU, que prejudica diretamente 70% dos servidores da Ufac.
Segundo a assessoria do sindicato, haverá um debate sobre o tema e o que a maioria decidir, será respeitado por todos, a fim de garantir que os direitos dos servidores a condições dignas de trabalho, sejam mantidos.

“Nosso movimento é uma resposta as constantes ações de perseguição do TCU contra a universidade. São servidores que já estão em funções há décadas e que exercem função de risco de saúde, portanto devem ser remunerados por essa condição. São pessoas que trabalham nas coordenações de curso, biblioteca, Derca, arquivo e outras divisões da universidade”, destaca o assessor Regis Paiva.

De acordo com ele, durante a assembleia pode ficar estabelecido o indicativo de greve que só será confirmado a partir da retirada oficial do benefício, registrada no contracheque dos funcionários. A partir disso, os funcionários devem efetivar a greve, onde podem se recusar a entrar em um local que não oferece as devidas condições de salubridade.

“Vamos fazer um esclarecimento aos servidores sobre a situação e então será votado o indicativo caso haja realmente a perda do benefício. O que mais incomoda a categoria é que a Ação já foi determinada pelo TCU mesmo sem que os servidores tivessem sido comunicados ou informados oficialmente. O próximo semestre pode ser prejudicado pelas ações da corte de contas”, destaca.
O manifesto ao “Dia Nacional de Luta” é promovido pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), à qual o Sintest-AC é filiado e orientou a paralisação que acontecerá simultaneamente em todo o país e acompanha a Jornada Nacional Unificada de Lutas.

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem