Blog do Crica: Conversa com Jorge Viana


Participei ontem de uma conversa do ex-governador Jorge Viana com jornalistas, com os temas variando do desenvolvimento regional ao político. Dizendo-se mais remoçado para enfrentar o desafio da saída da senadora Marina Silva, gratificado com a ovação que recebeu na inauguração de casas populares, não se escusou de responder nada. Eis abaixo, os trechos políticos:

Saída de Marina Silva- Revelou que ela deixou o PT reafirmando que continuará apoiando o projeto da FPA, no Acre. Não há comparação entre sua saída do PT e a do senador Geraldo Mesquita: ela saiu pela porta da frente, o Geraldinho pelos fundos.

Vagas para o Senado Federal- A Marina, o Lula, eu, o Tião achamos que o Binho é o nome ideal para disputar uma das duas vagas por tudo o que representa, mas, quem fizer este convite vai sair corrido pelo Binho e pela Simony, que estão querendo descanso.

Vez para os demais partidos- É pouco provável que o PT indique os dois nomes para as duas vagas em disputa para o Senado Federal. É a minha opinião pessoal: mas, este é um assunto que será debatido dentro da Frente Popular.

Insistindo no Binho- O nome do Binho seria excepcional, o ideal, para ocupar a vaga da Marina na chapa do Senado, mas, volto a dizer que ele não quer. Mas, não comentou sobre a possibilidade do Lula lhe dar isso como uma missão.

César Messias ou Perpétua Almeida- Ambos podem postular uma das indicações para o Senado. A Perpétua foi muito bem votada. O César Messias conseguiu conquistar o respeito dos dirigentes da FPA por não exigir nada quando da sua entrada na aliança.

Deputado federal Fernando Melo- Tem todo direito de querer ser candidato ao Senado Federal, é um parlamentar muito bem votado, mas, volto insistir ser improvável o PT indicar os dois nomes para o Senado.

Sobre uso da máquina do governo e ataques á oposição- Pouco tenho ido ás inaugurações feitas pelo governador Binho. E não vou perder meu tempo atacando o Tião Bocalon, que todo mundo conhece. Minha fase atual não é de atacar, mas, de propor.

Falta Estado de Direito no Juruá?- Alguns políticos distorceram a opinião do Carioca. Quando nós entramos no governo o Estado de Direito que existia era o do esquadrão da morte. O Carioca não quis ofender o povo do Juruá como foi propalado.

Disputa dos votos no Juruá- O Juruá é sempre um desafio permanente. Ora a FPA tem conquistas políticas ora não tem. Eu tenho o maior respeito pelo povo do Juruá. Vou até construir uma casinha em Cruzeiro do Sul para passar uma temporada lá.

A briga da estátua- O prefeito Wagner Sales (PMDB-Cruzeiro do Sul) fez uma barbeirada ao tirar a estátua do Marechal Taumaturgo e levar para uma praça pintada de azul e branco (cores do PMDB), mas, o Binho vai recolocá-la num lugar digno.

Vitória no primeiro turno- O Tião Viana sendo o candidato da Frente Popular vai ganhar no primeiro turno, não tenho dúvidas, mas, nós temos que ter nesta próxima eleição uma vitória inequívoca.

Aplausos da população- Recebi com muita alegria o povo me aplaudindo durante o ato de entrega das casas populares. Fico gratificado. Por incrível que pareça, hoje, sou mais bem tratado pela população de que quando estava no governo.

Críticas dos adversários- Não vou debater com quem não tem nenhuma liderança na população. Respeito quem é realmente um líder político equilibrado. Li, por exemplo, recentemente, duas entrevistas bem posicionadas do Flaviano Melo e do Márcio Bittar.

Quero estar no jogo- Posso ajudar a Frente Popular fora do jogo, como torcedor, treinador, mas, se depender de mim, quero estar dentro do jogo em 2010 (disse se referindo a ser candidato ao Senado Federal), participando e dando a minha colaboração.

Aliança com o PTB- A Iolanda Lima (nova presidente do PTB) será chamada para uma conversa dentro da FPA, para que o seu parido faça parte da nossa aliança. A ex-governadora Iolanda merece todo nosso respeito.

Palanques em 2010- Se o Ciro Gomes (PPS) for candidato á presidência da República o Tião Viana terá três palanques no Acre para sua candidatura: o do Ciro, o da Marina Silva e o da FPA.

Farpa nos tucanos- Fora estes três palanques, com certeza (referindo-se a José Serra) teremos adversário que será candidato a presidente da República, torcendo para o Tião ganhar a eleição, porque sabe que terá um governador sério.

Voto não tem dono- Não é certo apostar que elegeremos menos deputados federais porque muitos que foram candidatos não serão em 2010. Ninguém se elege, é votado. Ninguém é dono do voto. Tem gente que não tem nem o voto da mulher, se não lhe tratar bem.

Relações com Lula- A vinda do Lula é uma prova que o projeto no Acre da FPA é respeitado. Ele, inclusive, disse isso. A saída da Marina do PT em nada mudou esta relação. Até chamou eu, o Binho o Tião, de meninos (risos) e de Santíssima Trindade.

Desafio novo- Conquistar os votos da juventude, como diz o Carioca, é de fato um novo desafio para a Frente Popular, sobre o qual teremos que nos debruçar em 2010.

Metas para 2010- são duas metas iniciais: colocar quadros novos na disputa de cargos eletivos; e a FPA conquistar uma vitória ampla nas urnas que seja inquestionável.

Convite negado- Não fui convidado, como chegou se noticiar, que seria o coordenador da campanha da Dilma Roussef á presidência da República na Região Norte, mas, com certeza, por disciplina partidária, estarei na sua campanha.

Euforia com projeto da FPA- Antes do nosso governo a parte econômica do Acre dependia em 90% do FPE, hoje, depende apenas em 50%, os outros 50% são de economia real gerada pela iniciativa privada, pelo mercado.

Dedução lógica- Por tudo o que disse na coletiva, Jorge Viana deu o pontapé inicial na campanha de 2010.

POR LUIS CARLOS MOREIRA JORGE
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem