Gripe suína chega à Bolívia e preocupa o Acre


Com indícios do vírus A H1N1 em La Paz e em Cochabamba, Bolívia, as fiscalizações dos agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aumentaram.

Embora no Acre não haja nenhum caso suspeito e nenhum confirmado da doença, a preocupação ainda é grande para evitar a entrada do vírus da gripe suína.

Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de 5 para 6. A medida era esperada desde as primeiras semanas do surto, com isso a gripe atingiu oficialmente o status de pandemia.

Hélio dos Santos Costa, coordenador da Anvisa no Acre, garante que não há motivos para o povo acriano se preocupar. Segundo ele, além dos aeroportos de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul estarem bem inspecionados há também fiscalização rigorosa nos portos do município cruzeirense.

Ele explica que antes da doença chegar ao nível 6 houve uma antecipação para fortalecer as fiscalizações na fronteira com o Acre. Três técnicos de Brasília estão no Estado para ajudar na inspeção. Um está lotado em Epitaciolândia, outro em Cruzeiro do Sul e outro em Assis Brasil.
“O
caso mais perigoso é a fronteira. Lá, estamos monitorando diariamente. O reforço ajudou bastante. Há parcerias com as prefeituras que nos ajudam disponibilizando médicos e enfermeiros”, explicou Hélio.

Hélio acrescenta ainda que o papel da Anvisa é identificar o vírus e isolar o doente até a chegada de um representante da Vigilância Epidemiológica para ser levado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) ao hospital.

“Em todo esse processo, há pessoas capacitadas para cuidar do paciente. Houve treinamentos para os profissionais de saúde. As autoridades da Bolívia também estão cuidando fortemente para o vírus não se alastrar”, acrescentou.

O Brasil possui 53 hospitais de referência, com cerca de 900 leitos de internação, e uma “quantidade suficiente” de kits de exames e medicamentos contra a gripe suína. O país, conforme autoridades locais e nacionais, está preparado para enfrentar a pandemia.

VACINA
A empresa farmacêutica suíça Novartis informou ter produzido com sucesso o primeiro lote de uma vacina contra a gripe suína. A vacina anunciada pela Novartis foi produzida em uma fábrica em Marburg, na Alemanha. A companhia afirmou que a unidade poderá potencialmente produzir milhões de doses de vacina por semana. (Ana Paula Batalha).

Fonte: A Tribuna

Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem