PERPÉTUA ALMEIDA - A DEPUTADA DOS ACREANOS: "Pensão paga a ex-combatentes também é justa para os soldados da borracha"

"Eles são parte da história deste país", lembra a deputada ao defender direitos aos soldados da borracha
Deputada Perpétua Almeida pede que a Câmara avance na discussão e defende décimo terceiro salário aos seringueiros alistados na Segunda Guerra Mundial.

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) levantou uma questão de ordem na Câmara, semana passada, ao cobrar do presidente Michel Temer a instalação imediata da comissão especial que emitirá parecer à Proposta de Emenda à Constituição que assegura o pagamento, aos soldados da borracha, de uma pensão especial no valor equivalente ao que recebe hoje um segundo tenente na reserva do Exército Brasileiro.

A deputada é autora do Projeto de Lei que, na mesma discussão, obriga a União a pagar décimo terceiro salário aos seringueiros. "A gratificação natalina é direito de todos os cidadãos brasileiros, inclusive dos aposentados. Neste caso específico, trata-se de pessoas que são parte da história do nosso país", disse a deputada.


Já a PEC, de autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), garante aos soldados da borracha um benefício que sairia dos atuais dois salários mínimos para quase R$ 3 mil. A comissão foi criada em dezembro de 2007 e, segundo a deputada, nada justifica tanta demora para avançar nas discussões.

Direito

A lista com os nomes dos parlamentares já foi definida e há um consenso da bancada comunista no Congresso Nacional de que a questão de ordem da deputada acreana foi providencial. Os deputados Nilson Mourão, Fernando Melo, Ilderley Cordeiro e Flaviano Melo são membros titulares também. Muitos destes seringueiros já faleceram. "Após relevantes serviços prestados ao país e na defesa da Pátria e da Segurança Nacional, os seringueiros recrutados para trabalhar na Amazônia àquela época estão vivendo de forma quase miserável. Eles merecem ser reconhecidos por esse ato de heroísmo", disse Perpétua Almeida.

Benefícios

A proposta altera o artigo 54 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e prevê os seguintes benefícios aos soldados da borracha: em caso de morte, a pensão será paga à viúva, companheira ou dependente, de forma proporcional, de valor igual ao pago ao titular; assistência médica, hospitalar e educacional gratuita, extensiva aos dependentes; aposentadoria com proventos integrais aos vinte e cinco anos de serviço efetivo, em qualquer regime jurídico; prioridade na aquisição da casa própria, para os que não a possuam ou para suas viúvas ou companheiras.

Perfil

Soldados da Borracha foi o nome dados aos brasileiros que entre 1943 e 1945 foram alistados, transportados para a Amazônia pelo Semta (Departamento de Imigração do Governo Getúlio Vargas) , com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos. Eles foram os peões do Segundo Ciclo da Borracha e da expansão demográfica da Amazônia. O contigente de Soldados da Borracha é calculado em mais de 50 mil, sendo na grande maioria nordestinos, e por vez cearenses.

LEIA MAIS AQUI





Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem