Careca em seu escritório no município de Feijó
ANTÔNIO CLEFSON DA SILVEIRA LIMA, 45 anos, solteiro, na profissão há 23 anos, pai de um garoto de 16 anos, residente no Município de Feijó.
O conhecido e temido “CARECA DO IBAMA” nos recebeu em seu gabinete de Trabalho na manhã da ultima quarta feira, 06 de maio, para uma entrevista exclusiva ao nosso blog.
Em seu gabinete, percebemos uma pequena biblioteca com vários livros sobre legislação. O que prova que o fiscal do IBAMA é um sujeito informado.
Careca fala de sua vida, de seu trabalho e de sua polêmica atuação como fiscal do IBAMA. Diz que é um simples servidor público no cumprimento de seu dever, que não teme ameaças e que não tem medo de vereador, deputado, prefeito ou governador. Careca reafirma que vai continuar cada vez mais rigoroso e que não vai permitir desrespeito a legislação ambiental, seja por quem for.
" Só faço meu trabalho"O conhecido e temido “CARECA DO IBAMA” nos recebeu em seu gabinete de Trabalho na manhã da ultima quarta feira, 06 de maio, para uma entrevista exclusiva ao nosso blog.
Em seu gabinete, percebemos uma pequena biblioteca com vários livros sobre legislação. O que prova que o fiscal do IBAMA é um sujeito informado.
Careca fala de sua vida, de seu trabalho e de sua polêmica atuação como fiscal do IBAMA. Diz que é um simples servidor público no cumprimento de seu dever, que não teme ameaças e que não tem medo de vereador, deputado, prefeito ou governador. Careca reafirma que vai continuar cada vez mais rigoroso e que não vai permitir desrespeito a legislação ambiental, seja por quem for.
BLOG - Para as pessoas que não lhe conhecem, quem é o Careca do Ibama?
CARECA - Careca é um simples funcionário do IBAMA. Um servidor que cumpre com as funções pelas quais foi designado e que procura trabalhar com seriedade em defesa do meio ambiente e no combate àqueles que querem o destruir.
BLOG - A estrutura do Ibama é suficiente para que o órgão possa desenvolver um trabalho à altura do que a população merece.
CARECA - Não, quanto à estrutura para fiscalização, você vê que só existe um funcionário pra dar conta de todas as tarefas. Mas, nós contamos com o importante apoio da Polícia Militar que nos ajuda bastante em combate à destruição do meio ambiente.
BLOG – O Senhor é quase uma unanimidade na opinião pública, entre os políticos, pequenos e grandes produtores e movimento sindical rural no que se refere à sua atuação. Fala-se que o senhor é muito rigoroso, trata a legislação ao “pé da letra” e que passa do limite quando aborda as pessoas. O que o Senhor tem a dizer sobre essa questão?
CARECA - O que eu tenho a dizer é o seguinte: Primeiro, eu acho que não sou tão rígido assim. As pessoas que eu multo depois até conversam comigo. Eu, antes de multar alguém, explico a legislação e digo até qual foi o artigo que ele infringiu. Agora, eu tenho uma coisa comigo. Pra mim, todos nós somos iguais perante a lei. Eu não gosto de fazer uma coisa com um pequeno, médio ou grande e depois alguém dizer que eu dei tratamento diferenciado porque seu fulano é rico ou porque é pobre.
BLOG – O senhor entende que já cometeu excessos no exercício de sua profissão?
CARECA - Não. Você pode, se você quiser, sair aí fazer um trabalho sério, perguntar esses pequenos agricultores, as pessoas que eu já multei que eu nunca cometi excessos. O que acontece muitas vezes é que outros colegas multam e a carga só cai em cima de mim. Eu não tenho como multar uma pessoa com 2 hectares porque o nosso superintendente já pediu que a gente não multasse. Então eu gosto muito de seguir com as orientações que vêem da superintendência, uso o meu bom senso, vendo a situação econômica de cada um, os danos causados ao meio ambiente, pra mim fazer uma auto de infração.
BLOG – Quais as denúncias mais comuns que o IBAMA recebe?
CARECA - A denúncia, principalmente agora no inverno, é a retirada ilegal de madeira. Às vezes dentro das propriedades, na barranca do rio pelos próprios ribeirinhos. As pessoas pedem que a gente investigue. Alguns donos de serrarias financiam “os pequenos” para retirada de madeira e pedem pra eles dizerem que é pra construir ou reformar suas residências. É tudo mentira. É uma farsa para beneficiar os “grandes”. Eu te mostro tanto no Rio Tarauacá como aqui no Rio Envira, barcos que eu já peguei com madeira e a pessoa dizer pra mim que é pra construir sua casa e eu liberar. Quando faço uma viajem na mesma localidade não existe casa nova, nem reformada. É tudo um engano. A madeira foi mesmo comercializada para as serrarias.
BLOG – Em Tarauacá recentemente o Senhor foi alvo de muitas críticas partindo de vereadores. O senhor acha que esses ataques são por causa de duas ações do IBAMA, através de sua pessoa, uma, que autuou uma serraria de propriedade de um vereador e outra que o Senhor denunciou outro vereador ao Ministério Público por caça ilegal?
CARECA - Essa é o papel dos vereadores. O interesse político está acima de tudo. Eu já autuei um vereador dono de uma serraria e aprendi jabutis e carne de caça de um outro vereador. A raiva que eles têm de mim é explicável. Essas pessoas são pagas com nosso dinheiro e que foram eleitas pelo povo. Eles deveriam ser exemplos de pessoas que cumprem as leis já que eles são legisladores. . O que acontece é o seguinte: Quando a gente pega essas pessoas, nós fazemos autuação e todos esses procedimentos vão para o Ministério Público para o mesmo tomar as providencias. Eles acham que por ser vereadores estão acima das leis. Estão muito enganados.
BLOG - Quem dá mais trabalho ao IBAMA? O “pequeno” ou o “grande”?
CARECA - Com certeza é o “grande”. Porque os grandes se prevalecem às vezes porque têm dinheiro, influencia e que têm apadrinhados políticos. Eles também usam os “pequenos” financiando-os para retirarem madeiras para encobrirem seus crimes.
BLOG – Fala-se também que o senhor “ruge como um leão” para os pobres e “mia como um gatinho” quando se trata dos ricos. Isso é verdade?
CARECA - Não é verdade. É só você vê quem eu já multei em sua cidade (Tarauacá). Já multei do maior fazendeiro ao agricultor. Quem fala isso não conhece a realidade.
BLOG – O Senhor já sofreu ameaças por causa da sua atuação.
CARECA - Nunca recebi ameaça de nada. Primeiro porque eu faço um trabalho consciente. Eu já tenho experiência por te trabalhado em Rondônia, Pará e Mato Grosso e sempre autuei pessoas poderosas que estavam cometendo crimes ambientais e não tenho medo de desenvolver esse meu trabalho. Existem dois tipos de reação das pessoas. Um, é quando a polícia chega e dar ordem de prisão, a outra, é quando você multa. Quando você mexe no bolso do cidadão parece que a dor é maior.
Eu sou um funcionário cumpridor das minhas obrigações e tenho fé em Deus e, se acontecer alguma coisa comigo, que aconteça, porém jamais eu vou deixar de cumprir minha obrigação. Eu trabalho no IBAMA há mais de 23 anos e já respondi 06 processos administrativos no órgão e mais três na Polícia Federal, Nada foi comprovado contra minha pessoa. Sou um homem sério e correto. Se não fosse assim eu não estava mais desenvolvendo essa função.
BLOG – Uma mensagem sua pra finalizar.
CARECA - Eu quero dizer ainda que quanto mais as pessoas denunciam contra mim, mais aumenta minha responsabilidade e seria bom se fosse assim no país inteiro. Não tenho medo de Deputado, de Senador, de Vereador, de Prefeito e nem de Governador. Eu só faço meu trabalho. Se o IBAMA achar que eu não devo fiscalizar me deixa quieto no meu canto que eu vou receber meu dinheiro e cumprir outras tarefas. Não tenho raiva e não guardo mágoa de ninguém. Eu sei quem fala de mim. Eu sei quem anda me ameaçando.
Eu agradeço sempre o apoio da Polícia Militar que cumpre o papel que deveria ser cumprido pela Polícia Federal.
E digo a todos que não fui eu quem criou as leis. Eu apenas fiscalizo o cumprimento delas em defesa do meio ambiente.
Sr. Deputado, lamentamos a falta de informações de V.Exa. no que se refere a matéria que tem com título: " CORECA DO IBAMA, FISCAL DA FRENTE POPULAR" queremos na oportunidade, exclarecer ao nobre deputado que o Sr. Careca não pertence a nenhum partido da Frente Popular e sim ao PMDB,onde ocupa o cargo de presidente. Fica aqui uma pergunta: ano que vem, os Senhores e o "Careca" vão ou não vão está no mesmo palanque? com a resposta a oposição.
ResponderExcluir