COMUNICAÇÃO POPULAR EM TARAUACÁ

Rádio Comunitária Nova Era FM vai completar cinco anos no ar.

A Nova Era FM, a Rádio Comunitária de Tarauacá, revela talentos, fortalece a cultura, divulga as ações do movimento social, abre espaço para as instituições públicas e se torna a maior audiência do município através do jornalismo com participação popular.(F. Slles - Locutor e Repórter)


Há quase cinco anos no ar, a Rádio Comunitária Nova Era FM foi instalada em Tarauacá através da Associação de Moradores do Bairro da Cohab.
A Freqüência 87,9 MHz se tornou uma mania. Todos as escutam de alguma maneira. No celular, no radinho de pilha, no aparelho de som mais potente, nos automóveis e etc. Em casa ou no trabalho, todos os dias as pessoas escutam a programação da Rádio.
E quais as razões dessa audiência toda?
A resposta é simples. A direção da emissora adotou uma programação diferente e inovadora.

De segunda a sexta feira:

Às 05 da manhã ele já está no ar com programação musical;
As 06, o espaço é das igrejas evangélicas;
As 07, as associações de moradores;
As 07 e 30, o Conselho Tutelar, o Detran, a Polícia Militar, o Sindicato da Educação, a Câmara de Vereadores;
As 08 o Terminal Comunitário pára a cidade com o jornalismo popular.
Daí em diante a programação é musical com espaço para todos os estilos e participação dos ouvintes até as 23 horas.(Accioly - Locutor)

Aos sábados e domingos:

Espaço para as escolas, grupo de teatro, UJS, grupos de jovens, artistas da terra, Djs, igrejas, músicos, crianças e etc.

Os locutores e operadores de áudio são todos jovens e prestam trabalho voluntário.

O programa de maior audiência chama-se Terminal Comunitário. Recebe esse nome devido a grande participação popular. É um momento de encontro do povo. Desde o maior empresário até o mais simples trabalhador. Notícias dos principais jornais do estado e do país deixam a população informada. Através de cartas, telefonemas ou entrevistas a população também cobra dos governantes os seus direitos. Tem ouvinte que procura casamento e tem também que escreve só pra reclamar do vizinho barulhento.
Quando o povo participa e reclama, obviamente quem está no poder não gosta muito. Durante esses anos já aconteceram algumas tentativa de fechamento da emissora devido a participação do povo.
Mais é assim mesmo. A cidade é pequena e o povo precisa de um espaço na comunicação.
O povo só se educa com informação séria, partindo de quem tem respaldo e ética na cidade.
“Para os maus políticos o povo informado é um perigo danado”.
As rádios comunitárias foram criadas exatamente com o objetivo de democratizar os meios de comunicação. Democracia, no nosso entendimento, é igualdade de condições. Quem paga imposto tem que cobrar de que os gerencia.

E assim a nova era vai completar seu quinto ano de existência e resistência.
A RadCom Nova Era FM já é sem dúvida um dos maiores patrimônios do podo de Tarauacá.

DIA 14 DE NOVEMBRO NO SWING CLUBE UMA GRANDE FESTA SERÁ REALIZADA EM HOMENAGEM À EMISSORA.

Raimundo Accioly – Apresentador do Programa Terminal Comunitário
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Caro Accioly,

    Parabéns por esse magnífico trabalho que vocês realizam por meio da Nova Era Fm. Tenho certeza que não tem sido apenas formadora de opinião, mas agente de transformação.

    Um forte abraço,

    Isaac Melo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem