O fenômeno Leila Galvão

Charlene Carvalho
Jornal Página 20 - 26-Out-2008
Prioridade do novo mandato é geração de emprego e renda e qualificação da mão-de-obra dos jovens na fronteira
Reeleita com mais de 65% dos votos, a prefeita de Brasiléia Leila Galvão (PT) é hoje uma das principais lideranças do Baixo Acre e se consolida como uma gestora de referência na região. Vice-prefeita na gestão de José Alvanir (PT), acumula a experiência de dois mandatos e diz que sua prioridade na próxima gestão é a geração de emprego e renda, inclusão social e a implantação, nos próximos dois anos, do Distrito Industrial do município.

Na semana passada Leila Galvão esteve em Rio Branco para duas atividades distintas. A primeira para agradecer o ex-governador Jorge Viana e a lideranças expressivas da Frente Popular como o governador Binho Marques e o senador Tião Viana, além da direção do PT, pelo apoio recebido na sua campanha. A segunda para participar da reunião do governador Binho Marques com os 22 prefeitos eleitos e reeleitos do Estado. Na sexta-feira, Leila participou de uma extensa agenda de atividades partidárias que incluiu reuniões de avaliação das eleições municipais, as vitórias e derrotas do PT em 2008, uma plenária geral do partido com seus principais dirigentes, prefeitos eleitos e militância e coletiva de imprensa para a apresentação dos novos prefeitos do partido.
Para Leila Galvão, ir para o terceiro mandato - foi vice-prefeita por quatro anos - é mais uma oportunidade que a população lhe dá para trabalhar pela cidade, daí a razão de sua prioridade na geração de emprego e renda e qualificação da mão-de-obra regional.

“Vivemos numa região de fronteira, onde os riscos sociais são grandes, e precisamos investir na geração de emprego e renda, principalmente na qualificação profissional dos nossos jovens, para que eles tenham oportunidade no mercado de trabalho e fujam do caminho fácil das drogas, do tráfico, do crime. Esse não é um problema apenas de Brasiléia nem dos municípios acreanos, é de todo o país, e precisamos dar respostas a essa demanda”, disse Leila Galvão.

Na primeira gestão como prefeita, suas prioridades estiveram voltadas para a inclusão do homem do campo nas ações de políticas públicas, educação, saúde e segurança. Mas não foi só isso. Houve fortes investimentos em infra-estrutura urbana.

Os avanços foram grandes, mas é preciso avançar mais e, segundo ela, não há como avançar nas conquistas sem apoios. “A gente precisa sempre fortalecer as parcerias porque sozinhos não vamos longe”, diz Leila, destacando a importância do apoio que recebeu do ex-governador Jorge Viana, do governador Binho Marques, do senador Tião Viana e de toda a bancada federal do Acre.

“Sem esses apoios não teríamos avançado tanto. E, claro, na nova gestão vamos continuar buscando o apoio do governo do Estado, do governo federal, da nossa bancada federal e do ex-governador Jorge Viana, que é um amigo de Brasiléia e da nossa gestão, para continuarmos trabalhando e avançando nas conquistas sociais e no desenvolvimento da nossa cidade”, diz Leila Galvão.

Novo mandatoLeila Galvão é adepta da teoria também defendida pelo ex-governador Jorge Viana e pelo governador Binho Marques de que em política, ao contrário do futebol, em time que está ganhando se mexe sim e sua gestão a partir de 2009, dentro desse princípio, será completamente diferente.
“Nós avançamos, obtivemos bons resultados em diversos setores da nossa economia, na infra-estrutura, na educação, na saúde, na produção agrícola, mas precisamos avançar mais e para avançar mais precisamos corrigir erros. Esta é outra de nossas prioridades”, diz Leila Galvão.
A reinvenção do mandato, ampliando as conquistas e corrigindo erros, na avaliação de Leila Galvão é a receita para um mandato melhor.”Precisamos fazer ajustes na gestão, oxigenar a equipe. Não dá para fazermos um mandato de continuidade. Precisamos continuar crescendo, ampliando conquistas, investimentos e é isso que iremos fazer nos próximos quatro anos”.
A prefeita destaca o apoio da gestão de Jorge Viana na canalização de recursos que resultaram em investimentos importantes para o município como o abatedouro de aves, geração de emprego e, principalmente na área de infra-estrutura.
“Estes investimentos nos possibilitaram conquistas importantes e graças a eles temos condições de pleitear outra prioridade do nosso novo mandato que é a implantação do Distrito Industrial do Baixo Acre em Brasiléia. Queremos atrair indústrias para o nosso município e vamos trabalhar nesse sentido nos próximos quatro anos, pois com indústrias temos como viabilizar outra prioridade do próximo mandato que é a geração de emprego e renda do nosso povo”, diz Leila Galvão.

Centenário do municípioEm 2010 o município de Brasiléia comemora 100 anos e uma série de atividades estão sendo preparadas pela prefeitura para comemorar a data e Leila Galvão diz que não há como não se alegrar em poder comemorar a data em sua gestão.
Vários municípios do Estado já comemoraram seu centenário e eu me sinto extremamente grata por poder administrar Brasiléia pelos próximos quatro anos exatamente no momento em que a cidade comemora seu centenário”, diz.
Os 100 anos de Brasiléia, na avaliação de Leila, é uma oportunidade de resgatar a história do município, não só do ponto de vista da cultura, mas também das políticas públicas, da melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. “Vamos continuar trabalhando com muito zelo para que nossa cidade continue crescendo e desenvolvendo e isso é possível, principalmente pelo apoio que temos do governo do Estado, do governo federal e da nossa bancada federal em Brasília”, diz Leila Galvão.
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem