
17/10/2008 : 14:02
O Controle de Vigilância Ambiental de Cruzeiro do Sul registrou no mês de setembro 782 casos de malária na cidade. Os números cresceram se comparados ao mês anterior quando foram computados 756 casos da doença. No mês de agosto os casos também aumentaram em relação a julho.
Segundo a gerente de endemias de Cruzeiro do Sul, Simone Daniel, esse acréscimo em setembro que representa 3% em relação ao mês anterior, já era esperado devido ao número de visitantes que a cidade recebeu com os eventos realizados, destaques para o novenário que é a festa religiosa e a Expoacre Juruá. "Vieram pessoas de outras localidades inclusive do Amazonas onde existe uma cadeia de transmissão mais intensiva, a gente tem o vetor e com certeza já estávamos esperando", comenta.
Para o mês de outubro a gerência prever redução no número de casos, mesmo com a chegada do período chuvoso, é nessa época que os criadouros se multiplicam provocando a proliferação do anofelino que é o mosquito transmissor da malária. Pensando nisso, segundo a gerente, as ações de combate a doença continuam intensificadas.
Mas os números de casos de malária de janeiro a agosto desse ano, comparados com os oito primeiros meses de 2007 apresentam uma redução de 46%, conforme os dados apresentados pela direção do setor de endemias. Até agosto do ano passado haviam sido registrados 16.757 casos, esse ano até o mesmo período os casos da doença foram reduzidos quase pela metade são 8.972 exames positivos.
www.tribunadojurua.com - Genival Moura
________________________________________
Redação
redacao@folhadoacre.com