Conversa madura da juventude acreana


Uma maratona de conferências realizadas em 90% dos municípios do Acre ao longo dos últimos dois meses deu voz a centenas de jovens, gestores públicos e profissionais que desenvolvem atividades voltadas para o interesse e a construção de políticas públicas que beneficiem a juventude. Os debates giraram em torno dos treze temas sugeridos pela Conferência Nacional da Juventude e que abrangem desde sexualidade e saúde, cidades e territórios a tempo livre.
O resultado está resumido em relatório contendo as principais propostas apresentadas durante a Conferência Estadual de Juventude realizada em Rio Branco no último final de semana e que será levado à conferência nacional. Bom para a ampla discussão de uma política nacional, bom para os jovens acreanos que poderão, em breve, usufruir de um Plano Estadual de Juventude cujas metas prioritárias são o fomento de ações que viabilizem o acesso à educação, formação profissional e oportunidades de trabalho e emprego.
Segundo avaliação da assessoria especial de juventude do Acre, em torno de duas mil pessoas entre gestores públicos, lideranças, estudantes e estudiosos do tema, participaram do processo desde o início das conferências municipais. Além da presença mais expressiva de pessoas envolvidas com o tema, o nível equilibrado do discurso foi o que mais chamou a atenção.
“A conferência tem um saldo muito positivo, considerando o diagnóstico de prioridades feito pelos jovens e demais participantes que nos permitirão aprimorar e focar as políticas públicas do estado em diversos setores, a possibilidade de ampliar o nível de compreensão da sociedade em relação a juventude e suas políticas públicas e a integração das juventudes de todos os municípios do estado nos dias da conferência, permitindo a criação de redes e coletivos permanentes de discussão sobre as políticas públicas de juventude”, disse André Kamai. A Conferência Nacional de Juventude será realizada em Brasília, entre os dias 27 e 30 de abril.
Universidade Estadual - Esta foi a proposta prioritária da conferência estadual e tema dos quatro assuntos mais citados pelos participantes. A implantação de cursos técnicos em todos os municípios do Estado e a ampliação da estrutura da Universidade Federal do Acre com a criação de novas vagas nos cursos existentes e novos cursos. “Estes encaminhamentos nos fazem observar que o acesso à educação básica, principalmente o ensino médio já não é mais um grande problema para a juventude acreana. Os jovens já se sentem seguros de que esta política está consolidada neste setor. A prioridade é o ensino superior e a educação profissional”, avalia Kamai.
Outros temas relevantes como segurança pública, tráfico e consumo de drogas e sexualidade são citados como sugestão de abordagem permanente na escola, o que reflete a necessidade da juventude de ampliar a ação das unidades de ensino entre a população desta faixa etária. (Agência de Notícias do Acre)
Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem