TARAUACÁ RELEMBRANDO O PASSADO - CHICO ROCHA O HOMEM DO RÁDIO - "UMA HISTÓRIA QUE PRECISA SER CONTADA"


Na tarde da última quarta feira, 11 de janeiro de 2023, em uma das visitas que raramente faço, me dirigi a residência do senhor Francisco Alves Rocha, o popular Chico Rocha, consertador de rádios de Tarauacá. 

Natural do estado do Maranhão, chegou ao Acre em meados dos anos 60 aos 18 anos de idade em busca de uma vida melhor. Aqui trabalhou nas mais diversas profissões: seringueiro, agricultor, soldado do exército, motorista, mecânico e muitas outras. Mas, o seu trabalho no conserto de rádio é o que lhe afamou e sustentou sua família ao longo de muitos anos, ofício esse que ainda executa há mais de 50 anos mesmo aposentado pelo INSS.

Sobre sua capacitação para o conserto de rádio, ele fala que esse conhecimento adquirido se deu através de um curso a distância por correspondência no antigo Instituto Universal Brasileiro, onde ele leu mais de 487 livros para sua formação profissional e ficou conhecido como o homem do rádio, visto que os moradores da zona urbana e zona rural de Tarauacá se dirigiam até sua residência para solicitar os serviços de seu Francisco Alves Rocha. 

Seu Chico, até hoje aos 81 anos, com seus cabelos brancos marcado pelo tempo tem uma mente lúcida e uma memória excelente, além disso é dono de uma inteligência nata e rara, pois, relata um pouco a respeito de sua trajetória de vida: fala sobre sua fé em Deus, e como pediu a esse ser supremo tudo o que hoje ele tem em sua vida. 

Ele pontuou sobre seus estudos: Aprendi a ler sozinho, perguntava a um e a outro sobre letras e não sabia a diferença entre vogal e letra- relata ele. O fato é que aprendeu o ofício da leitura e escrita de uma forma autodidata, aprendendo também a fazer cálculos matemáticos, dizendo ele que foi o próprio Deus que lhe deu todo o conhecimento que possui, pois, nunca esteve sentado em um banco de escola ou mediado por um professor- relata ele.

Seu Francisco construiu família no município de Tarauacá, casou-se com a dona de casa, a senhora Francisca Nilza Lima Rocha e dessa união tiveram 5 filhos: três homens e duas mulheres, todos com formação superior e servidores públicos efetivos, pessoas de bem como ele mesmo faz questão em dizer. Ele se orgulha de sua família e diz ser um homem feliz, realizado. Durante a semana ainda recebe seus clientes para consertar rádio, caixas de som, realizar reparos elétricos e outros serviços da área que tem habilidade. Ele diz: quero trabalhar, gosto do meu trabalho e não quero parar, quero me sentir útil. Esse cidadão é um exemplo de trabalho e humildade, um sobrevivente de nossas raízes nordestinas e, parte da história de nosso município. Uma prova concreta que a educação a distância é um sucesso quando verdadeiramente há dedicação, empenho, esmero, amor pelo que se faz.


Que esse relato possa inspirar pessoas, e que a história do senhor Francisco seja eternizada em nossas memórias. Tarauacá está de parabéns por ter recebido esse homem honrado e trabalhador que se considera um taraucaense de coração. A vida desse guerreiro contada aqui em tão poucas linhas nos mostra as dificuldades enfrentadas no passado pelos imigrantes nordestinos, e que a fé em Deus e o trabalho dignificam qualquer homem. Não importa a situação, a escassez, pois, a força de vontade, a coragem e a atitude são elementos estratégicos para superar todas as dificuldades.

(ENTREVISTA CONCEDIDA A ANTONIA LOPES FIGUEIREDO (AJAK FIGUEIREDO), REALIZADA EM 11 DE JANEIRO DE 2023 COM O SENHOR FRANCISCO ROCHA)

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Meu tio Chico Rocha, homem de honra e valor, que com dignidade crio sua família.
    Casado com minha Tia Nilza irmã de minha Mãe (In memoria), família abençoada e que tenho carinho e respeito, mesmo estando a Quilômetros de distância.
    Que Deus os guarda e os protejam!

    Parabéns pela matéria...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem