TARAUACÁ ENTRE OS 10 MUNICÍPIOS COM MAIS REGISTROS DE QUEIMADAS DO PAÍS


Quatro municípios do Acre estão entre as cidades do Brasil com mais registros de queimadas nas últimas 48 horas. O dado é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As quatros cidades com mais registros nos últimos dois dias são: Sena Madureira com 68 focos, Xapuri com 67, Cruzeiro do Sul e Tarauacá com 62, respectivamente.

Entre janeiro e esta quarta-feira (18), o Acre tem 5.652 mil registros de queimadas. Apenas do dia 1º até esta quarta o estado registrou mais de 2 mil focos de queimadas.

O estado acreano ocupa o sétimo lugar entre os estados da Amazônia Legal com mais registros de queimadas, o que representa 5,2% do total registrado. Em toda Amazônia Legal, já foram registrados 88.787 mil focos de queimadas até esta quarta-feira.

O estado com mais registro é o Mato Grosso, com 25.552 mil focos. O dado representa 28,8% do total confirmado.
Acre já registrou mais de 5 mil focos de incêndios entre janeiro e esta quarta (18) — Foto: Tálita Sabrina/Rede Amazônica Acre

Reforço da Força Nacional

Nesta terça-feira (17), 21 policiais da Força Nacional chegaram ao Acre para ajudar no combate às queimadas. Eles foram enviados para a Floresta Nacional do Antimary, localizada entre a cidade do Bujari e Sena Madureira, e para Assis Brasil, no interior do estado.

De acordo com tenente coronel Vandernilson Peres, da Força Nacional, chegaram 21 homens para atuar no estado e foram enviados 10 para cada região e um ficou na sala de situação, que funciona no 4º Batalhão de Infantaria e Selva, em Rio Branco.

Para reforçar as ações no estado, o governo solicitou a ajuda da Força Nacional. O documento de solicitação foi encaminhado no dia 6 de setembro para Brasília (DF).

Após autorização do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, os homens da Força Nacional chegaram ao Acre, na tarde desta terça (17).

Policiais da Força Nacional foram levados para o 4º BIS, em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

"Foi a solicitação do governo do estado que fez um esforço muito grande para que a gente estivesse aqui e vamos atuar conforme a demanda do Exército. E, por enquanto, aqui na sala de situação, as demandas são no Antimary e em Assis Brasil", pontuou Peres.

A operação ocorre de forma integrada com o Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e Corpo de Bombeiros.

Além disso, Peres informou que a escolha das localidades são conforme mapeamento do Exército que aponta onde estão ocorrendo as queimadas.

"Estamos à disposição do governador do estado e do 4º Bis e onde eles apontarem mapa de calor a gente vai estar atuando", disse o tenente-coronel.

A data prevista para permanência da Força Nacional é até 24 de setembro, mas a data pode ser prorrogada.

Situação de emergência

Em agosto, no boletim divulgado até o dia 25, o estado tinha registrado mais de 2,4 mil focos de queimadas. A situação levou o governo do Acre decretar, dia 23 do mesmo mês, estado de emergência.

O decreto levou em consideração a escassez de chuva, a baixa umidade relativa do ar e as queimadas.

No estado acreano, os municípios de Feijó, Tarauacá e Sena Madureira são os que mais registraram focos de queimadas entre 1º e 25 de agosto. Somados, as cidades registraram 1.232 mil focos, sendo Feijó com 576, Tarauacá com 377 e Sena Madureira com 279.

fonte: G1-Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem