MULHER TARAUACAENSE DE ORIGEM POBRE TONA-SE ASPIRANTE A OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR DO ACRE


Maria Ivanise Rodrigues Pontes, doravante denominada Aspirante a Oficial PM M. Pontes, é tarauacaense, nasceu no Seringal Mucuripe, às margens do Rio Muru. Filha de pais seringueiros e analfabetos, viveu na zona rural até os nove anos de idade. Foi empregada doméstica, babá e vendedora ambulante até os vinte anos.

Toda a sua vida acadêmica foi em escola pública, sendo que a farda e os materiais escolares eram doados à sua família pelos pais de outros alunos, o que não lhe impedia de, anualmente, ser destaque dentre os melhores alunos.

Ingressou nas fileiras da Polícia Militar - PMAC como soldado no ano de 2002, por meio de concorrido concurso público. Já em 2010 formou-se em bacharel em Psicologia e, no ano de 2015, foi aprovada no segundo concurso público para o provimento do cargo de Oficial Combatente da PMAC, onde concorreu com outros três mil candidatos. 

Obteve êxito em todas as fases do concurso e, após 22 meses de intensa formação militar, que contou com 81 disciplinas e exaustivos exercícios físicos, no dia 19/10/2018 finalmente foi declarada a Aspirante a Oficial, obtendo a 15º colocação em um universo de 47 formandos. 


O oficialato é o coroamento da carreira de todo militar, é o ápice da profissão. Sendo que o tenente combatente é preparado ao longo de sua carreira para ocupar as funções de comando e chefia, sendo-lhe atribuído dentre várias outras funções, a de comandar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades militares dos demais integrantes que lhe são subordinados na escala hierárquica.

Aspirante a Oficial PM M.PONTES é o exemplo de que a distância geográfica dos grandes centros urbanos, a pobreza, a miséria e a falta de oportunidade podem ser superados com muita determinação e estudo. É a certeza de que a educação pode mudar destinos e transformar vidas condenadas à miséria em historia de sucesso e superação. 

2 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Louvamos a Deus pela vida de nossa querida irmã e amiga,estamos orgulhosos por sua conquista!!!!

    ResponderExcluir
  2. Louvamos a Deus pela vida de nossa querida irmã e amiga,estamos orgulhosos por sua conquista!!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem