"Zé Lima": Um condutor de boas ações

Zé Lima trabalha como motorista há 30 anos (Foto: arquivo pessoal)

A água que ferve na vasilha ás 05h é utilizada no preparo do café que compõe o primeiro alimento do dia e traz a energia necessária para mais um dia de trabalho. O portão da casa se abre e o carro popular inicia o seu percurso pelas principais ruas de Rio Branco, capital do Acre.

A caderneta apresenta uma lista extensa com endereços e atividades diárias de cunho profissional e outras demandas extraordinárias que, geralmente, são executadas até 20h. Atrás do volante está José Gildásio de Lima Sousa, 54 anos, casado, natural de Tarauacá. Zé Lima é o nome pelo qual os amigos mais íntimos costumam se dirigir a ele.

O profissional que acumula três décadas no exercício da atividade de motorista ingressou no ramo em 1988, quando veio para Rio Branco em busca de oportunidade de trabalho. O primeiro emprego foi no mercado Boa Vista, onde permaneceu por seis meses. Depois, manteve-se na mesma área, prestando serviços para a representação da prefeitura de Tarauacá.

A terceira experiência profissional foi dirigir para o deputado estadual Manoel Machado, onde teve os primeiros contatos com a população jordanense. Naquele período, Lima conheceu os vereadores de Jordão, durante as agendas no gabinete de Machado, em Rio Branco.

Em razão da elevação das demandas institucionais o motorista foi contratado em 1998 pela prefeitura de Jordão, para dar suporte na logística e demandas do executivo municipal. “Conheci os ex-vereadores Nonato Sombra, Dedé, Dema, Alto Farias e Célio. Por meio deles, passei a conhecer outras pessoas de lá”, relata.

A relação foi crescendo naturalmente enquanto os vereadores indicavam pessoas que precisavam de apoio para a realização de algumas atividades de interesse pessoal na capital. “No início, eles me procuravam para buscar auxilio, principalmente, com transporte para atendimentos de saúde, cirurgias, retirada de documentos e procedimentos do bolsa família”, lembra Lima.

Lima continua exercendo sua atividade profissional, dando suporte aos procedimentos burocráticos do governo municipal junto as instituições. O motorista também se mantém disponível para realizar as atividades extraordinárias de pessoas que o procuram. “Muitas vezes são encomendas de remédios. Gosto de auxiliar da forma que eu posso. Se eu não puder ajudar, também não atrapalho”, concluiu.

Kezio Araújo
Blog Fala Jordão

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem