Morre aos 87 anos o ex-deputado Wildy Viana, pai de Jorge e Tião Viana


Folha do Acre - Por volta das 14:30 horas desta segunda-feira (13), faleceu o ex-deputado federal Wildy Viana, pai do governador Tião Viana, e do senador Jorge Viana, ambos do PT.

Wildy estava internado desde a última quarta-feira (6) no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), sendo que há quatro dias estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respirando com ajuda de aparelhos.

Wildy foi internado com problemas respiratórios

Quem foi Wildy Viana

O ex-radiotelegrafista Wildy Viana começou a carreira política sendo eleito vereador em Rio Branco, em 1963, pela UDN. Em 1965, com o bipartidarismo, se filou à extinta Arena (Aliança Renovadora Nacional).

Em janeiro de 1966, quando presidia a Câmara Municipal de Rio Branco, assumiu a prefeitura após a cassação do prefeito Aníbal Miranda. Deixou o cargo em julho e foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1970 e 1974.

Em 1978, quando o cunhado Joaquim Macedo (falecido) foi nomeado governador biônico do Acre pelo presidente Ernesto Geisel, Wildy foi eleito deputado federal e reeleito pelo PDS, em 1982.

Apoiou a Emenda Dante de Oliveira por eleições diretas para presidente, mas votou em Paulo Maluf no Colégio Eleitoral, em 1985. Posteriormente, teve uma breve passagem como secretário de agricultura do governo Flaviano Melo e pelo diretório do PSDB, mas já havia desistido de disputar cargos eletivos. (Com informações de Altino Machado)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem