TARAUACÁ: "DIVAS DO PEDAL" ALERTAM PARA OS MALEFÍCIOS DA VIDA SEDENTÁRIA.


Responsável por 2 milhões de mortes anualmente no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), pessoas sedentárias podem desenvolver males como Hipertensão Arterial, Infarto Agudo do miocárdio, Obesidade, Depressão, Déficit cognitivo, Ansiedade, Diabetes, Câncer, Aterosclerose, Artrose, Doença Pulmonar, Colecistopatias, Osteoporose, aumento do Colesterol ruim. E, além de tudo isso, ocasiona cansaço, mau-humor e indisposição! Quem diria que o sedentarismo é o principal agente no aumento da incidência de várias doenças? 


Mesmo na correria do dia a dia e da jornada, muitas vezes dupla, de trabalhar e cuidar dos afazeres domésticos, um grupo de mulheres no município de Tarauacá está encontrando tempo para ir até a academia malhar, fazer caminhadas na Avenida Tancredo Neves e outras optaram por criar um grupo que se reúne quase que diariamente para pedalar. O importante é sair da vida sedentária que tanto mal causa à saúde. 


Destacamos nesse post, as "Divas do Pedal", um grupo de jovens e belas mulheres que se reúne para pedalar diariamente no início, ou no final do dia. Evidentemente que elas fazem investimentos que vão além de comprar uma "magrela". Roupas especiais, calçados e o trato na beleza que é fundamental. Mas, o objetivo principal delas é sempre manter a forma física em dia como recomenda a comunidade medica do mundo inteiro. 


As péssimas condições das ruas da nossa cidade e da rodovia BR 364, não têm ajudado muito para a prática dessa atividade, porém, elas encaram tudo isso com simpatia e disposição. O que vale é se movimentar. 


Abaixo listamos os benefícios dessa atividade

Benefícios do pedal vão muito além das pernas e do bumbum - Para quem tem uma “magrela” e gosta de sair por aí pedalando nas horas livres, é impensável a vida sem o pedal. Sentir o vento bater no rosto e contemplar a natureza é benefício impagável. Imagine aliar todo esse bem-estar a “ganhos” para a sua saúde? Pedalar, na academia, por exemplo, pode queimar até 600 calorias em uma hora e deixa não só as pernas e o bumbum em forma. Vai muito além... Confira!


“Trabalha bastante a parte inferior do corpo. Mas o abdômen também é bem exigido. Até os braços indiretamente fazem força durante os exercícios. Isso sem falar nos glúteos, coxas e panturrilhas, que são os mais beneficiados”, explica o educador físico Fabrício Pimentel.


Mas para pedalar, é preciso alguns cuidados. O ajuste do assento, a distância do guidão e a intensidade da pedalada são fatores que devem ser levados em conta. Na academia, por exemplo, não adianta pegar leve. “É interessante traçar uma linha imaginária no treino e seguir. E não deixe a marcha leve, para o quadril não ficar “sambando” na bike, pois é prejudicial para essa região do corpo. O abdômen também precisa estar contraído, para proteger a lombar”, orienta.


O personal training Michell Calenzani, 28, é apaixonado por pedal. No asfalto, ele vai longe. “Depende da disposição. Mas saio da Praia da Costa, pego a Rodovia do Sol e vou para Setiba, Meaípe”. O segredo, segundo ele, é estar bem alimentado, hidratado e com preparo físico. “Para a saúde, é maravilhoso. É um esporte que não oferece riscos para as articulações. É bem lúdico, coloca você em contato com a natureza”. Mas para quem não tem costume, Fabrício Pimentel alerta. “É preciso fazer uma avaliação física e ter um profissional por perto”. Que tal começar a pedalar?


10 benefícios do pedal

Combate o estresse e a depressão
As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, ansiedade, angústia e depressão.

Melhora até as relações sexuais
Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.

Emagrece
Combinadas a uma dieta saudável, as pedaladas auxiliam na perda de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo níveis de gordura abdominal.

Felicidade e sono
Estimula a liberação das endorfinas (que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para o sono.

Reduz colesterol
Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

Evita o infarto
Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva à angina e ao infarto agudo do miocárdio.

Ajuda a diminuir a pressão arterial
Pedalar tonifica os vasos sanguíneos e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças.

Aumenta a imunidade 
com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e de bactérias.

Respiração
O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

Garante boa forma e fôlego de atleta
A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas e aumenta o desempenho cardiovascular. (Fonte: UOL)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem