CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Tião Viana acompanha avanço no abastecimento de água e na produção rural em Tarauacá

Tião Viana acompanhou as obras de ampliação da rede de abastecimento de água do bairro Conquista e visitou uma propriedade rural em Tarauacá (Foto:Gleilson Miranda/Secom)
Em agenda em Tarauacá nesta quinta-feira, 15, o governador Tião Viana acompanhou o progresso das obras de ampliação da rede de abastecimento de água do bairro Conquista.

Além disso, acompanhado por gestores da área de produção rural, visitou uma propriedade no Ramal do Socó, Km 7, onde são executados projetos de mecanização agrícola e produção de mudas frutíferas que beneficiam mais de 80 famílias.

Acompanharam as agendas o secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre, Manoel Cumaru (Fetacre), e o deputado estadual Jenilson Leite.

No bairro Conquista, os trabalhos de saneamento e infraestrutura iniciados em agosto deste ano vão beneficiar 250 famílias. Os primeiros testes de ligação serão iniciados na tarde desta quinta.

“Com a aguerrida equipe do Depasa, nós dobramos a distribuição de água em Tarauacá, e o bairro da Conquista, que era o último da linha geográfica urbana da cidade, agora também está recebendo água todos os dias”, conta Tião Viana.

José diz que a população aguarda pelo primeiros testes (Foto: Gleilson Miranda/ Secom)
O pescador José Figueiredo conta que foi o primeiro morador do Conquista, e nos últimos quatro anos o bairro cresceu bastante. O desenvolvimento é tanto que hoje seria desnecessário o gasto de R$ 7 mil, que teve no passado, para a implantação de um poço que beneficiava a sua e outras sete famílias. Isto aqui tem um valor muito grande para todos nós, moradores. Água é vida, é saúde, dignidade, cidadania, né? A partir de agora, a gente passa a viver uma nova fase, com mais qualidade de vida para todos”, observa o morador.

Setor rural fortalecido.

No ramal do Socó, mais 80 famílias serão beneficiadas com a mecanização de 160 hectares, além de apoio ao PAA e frutíferas (Foto:Gleilson Miranda/Secom)
Em visita à propriedade rural de Raimundo Chagas Lima, o governador garante mais ações para a mecanização agrícola e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Programa de Assentamento reúne 80 famílias na comunidade do Socó, cada uma com dois hectares de terra, onde trabalham a produção familiar, gerando a prosperidade no campo.

“Só aqui nesta propriedade, Raimundo desenvolve um viveiro diversificado com graviola, cupuaçu, pupunha, cacau nativo e o açaí. E o governo se associa agora, mecanizando mais 160 hectares de terra para a comunidade, garantindo, ainda, todo o apoio de estrutura complementar”, destaca Tião Viana.

Para Raimundo Chagas, a ajuda do governo representa muito, pois é com ela que todos ganham a oportunidade de desenvolver suas atividades no campo.

“E não é só isso. Tem a infraestrutura de ramais, que nos ajuda a escoar a produção, além da mecanização e da distribuição de mudas, que o governo tem garantido aqui para a gente. É um novo tempo que a gente vive no campo”, afirma o produtor.

Um comentário:

Ricardo Lacerda disse...

Bravo senhor governado, nossos Produtores Rurais precisão sim de ajuda, está mecanização só vem a somar para eles, mais que não fique só na mecanização! pois é preciso do trabalho de assistência técnica, mais profissionais em campo senhor governador, para venha fortalecer cada vez mais nossa agricultura Familiar, formas sustentável de produzir, sem agredir o nosso meio ambiente, visando a preservação da natureza,isso sim seria um salto Fundamental na Agricultura sustentável, na geração de rendas, a valorização de seus produtos, promovendo a preservação e também exercitar a Educação Ambiental para que nossos produtores se adequem a nova forma de produzir, fazendo recuperação de Áreas degradadas e fixando o produtor em suas propriedades.
Pois esse é o trabalho que iniciamos a quase um ano atras, na comunidade do Soco, um projeto desenvolvido junto a uma cooperativa Agroextrativista CAET e SOS AMAZÔNIA, pelo Projeto Valores da Amazônia, que veio para Estruturar, Fortalecer e Integrar cadeias de valor em produtos Extrativista, florestais e não-madeireiro no estado do Acre Amazônia, no caso da comunidade do Sóco, seu Raimundo Chaga Lima é um dos beneficiários do projeto, onde o mesmo com o apoio de seu companheiros vizinhos, também todos produtores rurais beneficiários do Projeto Valores da Amazônia, Representado em Tarauacá pelo Técnico em Agroecologia Paulo Ricardo M. Lacerda, iniciou-ser um trabalho de produção de mudas, visando na implantação de Agro florestas, ou seja implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF's), com 70% Frutíferas,20% Florestais e 10% Madeireira, no caso de comercialização temos uma despoupadeira de Frutas em Tarauacá, por onde será feita a comercialização, sendo estes produtores cooperados.
nosso Endereço AV. Avelino Leal 2092, Copacabana, Tarauacá-Acre