CONTATO: gomesaccioly@gmail.com - 68 99775176

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TARAUACÁ: EM SEMINÁRIO, NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DISCUTE IGUALDADE RACIAL NO ACRE


A Professora Francisca Aragão, representou a Secretaria Estadual de Educação, no Seminário de Sensibilização, Fortalecimento e Interiorização das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Acre, realizado nesta quinta feira, 11 de agosto em Tarauacá e promovido pelo governo do Estado. O evento é Idealizado pelo Departamento de Promoção da Igualdade Social (DPIR), ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O projeto tem como principal objetivo intensificar as políticas públicas que garantem a igualdade racial, a fim de enfrentar o racismo e a intolerância religiosa.


O encontro, que contou com a participação de entidades locais, Secretaria Municipal de Educação, Educadores e militantes de movimentos sociais, promoveu debates sobre a lei nº. 10.693, que torna obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e médio em escolas oficiais e particulares. Questões sobre cota para negros em universidades públicas também foram assuntos em pauta.


Em sua fala a Professora Francisca falou da importância do tema e do debate. "Eu fico muito feliz em ver aqui presente os nossos gestores, professores de história, coordenadores pedagógicos, que vão levar para o interior das escolas esse conhecimento e vão repassar para os seus alunos muitas orientações. Vamos fazer com que esse momento seja histórico para nós educadores de Tarauacá, porque é a primeira vez que nós sentamos para discutir esse tema. É um momento único que devemos aproveitar. O mais importante, além do respeito, é sabermos lidar com as diferenças’’. Destacou.

Criado em 2011, o DPIR incentiva a estruturação organizativa da Política de Igualdade Racial nos municípios, divulgando o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), e tem como ponto de partida o Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em julho de 2010.

Do Blog do Nucleo de Educação

Nenhum comentário: