TARAUACÁ VAI ÀS RUAS NO DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E TRÁFICO DE DROGAS


Acontece às 16 horas, desta quinta feira, 30 de junho em Tarauacá, uma Grande Caminhada contra o Abuso e o Tráfico de Drogas no Município. O Evento está sendo promovido pelo Governo do Estado do Acre através do Núcleo Estadual de Educação de Tarauacá.

A semana iniciou com uma grande mobilização nas escolas e através dos meios de comunicação, além de palestras com equipes da segurança pública, saúde pública, professores e alunos.

A grande caminhada que envolverá também as escolas da rede municipal de ensino, tem como objetivo chamar a atenção dos poderes públicos, da sociedade civil organizada e da comunidade, pela necessidade de união contra a comercialização e o consumo de drogas.

O evento marca o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

Anualmente a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) dá ênfase à Campanha Internacional de Prevenção às Drogas. Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas.

A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Esta convenção fornece medidas detalhadas contra o tráfico de drogas, incluindo: provisões contra a lavagem do dinheiro; contra o desvio de precursores químicos; provê apoio logístico para a cooperação internacional na extradição de traficantes, entregas e transferência controladas de produtos. Tais medidas dão suporte ao compromisso mundial de combate ao crime transnacional ratificado pela Declaração do Milênio.

O Relatório Mundial de Drogas (Ano 2007) informa que o comércio mundial de drogas movimenta cerca de US$ 322 bilhões por ano e que no Brasil houve um crescimento do consumo, contrariando a tendência mundial de estabilização.

Blog do Nucleo Estadual de Educação

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem