Habeas Spitirus: Meditações de Um Advogado em Busca de Autoconhecimento: Lançamento em Tarauacá

Sanderson Moura
Bastante prestigiado o lançamento do segundo livro de Sanderson Moura em Tarauacá na noite de ontem. Familiares, amigos, personalidades, pessoas da comunidade e estudantes lotaram o salão do Cube da Maçonaria. Sanderson falou durante meia hora ao público presente sobre o livro e sobre a vida. Em seguida pessoas fizeram fila para receber o autógrafo de Sanderson no livro "Habeas Spiritus"


Como Chuva de Agosto

"A chuva de Agosto traz ventos fortes, porque é inesperada e cai em tempo quente. Mas, sua maior marca e a sua forma torrencial, que aplaca a sede do planete e fertiliza a plantação.

Sanderson Moura é como a chuva de agosto em seus discursos de advogado criminalista. Forte e implacável, suave, intenso, recua para confundir a promotoria e, ao final, vence e traz justiça para quem precisa.

Como chuva de agosto, suas palavras, ora de água, ora de fogo, são intensas na busca da verdade que quase ninguém via. Mas, Sanderson a encontra e faz o juri ou o juiz inclinar-se e bater o martelo da justiça a favor dos injustiçados.

Essa palavra forte, ora suave, fez-se letra em Advocacia e Oratória ou Homem do Bem que Sabe Falar, seu primeiro livro, e agora, em Habeas Spitirus: Meditações de Um Advogado em Busca de Autoconhecimento, um livro de sentenças e ensinamentos que esse jovem advogado criminalista foi recolhendo na sua caminhada, entre tratados jurídicos e vislumbres espirituais.

Sensível à dores dos encarcerados, emocionado com as dores das mães que perderam seus filhos, e clamam por justiça, Sanderson foi construindo uma alma de diamante brilhando para iluminar sentenças favorável aqueles que foram privados do sol, mas, também, de água da chuva e de orvalho, nos instantes que uma mãe o abraça pela liberdade do filho.

Sanderson é o menino de Tarauacá que se fez homens nas lutas forenses da amazônia. Talvez, por isso, esse jovem advogado fale e escreva com tanta maestria, simplicidade e sabedoria, inspirando tantas pessoas, e tornando sua profissão de advogado mas bela. Talvez esse seja seu próprio destino, a lua própria lenda.

Tarauacá e terra de José Potiguara, J.G. de Araújo Jorge, Djalma Batista e Leandro Tocantins, que a fizeram sua, José Higino, Luisa Lessa,Alvaro Sobralino, Núbia Vanderlei, Sanderson Moura, de escritores e poetas, de homens e mulheres de diamante. E ~soa de diamantes porque seu principal patrimônio não é aquele que as traças comem, mas a eternidade das letras. 

Terra de Solon da Cunha, filho de Euclides da Cunha, que também viveu em Tarauacá e que foi delegado de polícia. Também terra de Amin Kontar, que mais destacadamente ensinou a Sanderson a resistência, o desassombro, a coragem de enfrentar tempos adversos, poderes iníquos, tempestades e tufões. 

Habeas Spitirus tem a juventude do seu autor, a fragrância de sua espiritualidade, a sabedoria do tempo tempo de estudo, de pesquisa e do seu amor às letras.

Habeas Spiritus, toma-o de volta o teu espírito a eternidade, a vastidão do cosmo, das estrelas milenares, das galáxias eternas, dos quasares. 'Tome o Teu Epírito' e leve para as avenidas abertas no coração do homem, nega os becos escuros, da sevícia e dos demônios que fazem a condição humana reduzir-se ao esgoto da vida.

Que Sanderson Moura continue a escrever assim, de forma belíssima e a abrir selas, cadeados e portões que estão dentro e fora do ser humano, que enclausuram a liberdade do corpo e a liberdade do espírito.

Habeas Spiritus é uma valiosa contribuição para aqueles que percebem que para além de um direito grudado à terra, gravitacional, existe um direito sutil, refinado, quântico, que existe no interior de cada homem, nos céus de sua consciência, capaz de lhe proporcionar uma liberdade que nenhum Habeas Corpus pode conter". Texto de Moisés Diniz - escritor, membro da Academia Acreana de Letras - AAL










Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem