Ano Mariano: Vão começar as missões em Tarauacá


O que é?

O XXI Capítulo Geral dos Irmãos Maristas (CG) ao assumir o apelo fundamental: “Com Maria, ide depressa para uma nova terra” despertou a União Marista do Brasil (UMBRASIL) a estabelecer um Ano Mariano na perspectiva de reavivar a presença de Maria na vida Marista, contribuindo, dessa forma, para o resgate do perfil Mariano da Igreja e como preparação para a comemoração dos 200 anos de nascimento da Sociedade de Maria (1816-2016) e do Instituto dos Irmãos Maristas (1817-2017).
O Ano Mariano é, pois, uma iniciativa da UMBRASIL, coordenado pela Área de Vida Consagrada e Laicato – Comissão de Espiritualidade e Patrimônio Marista – e planejada pelo Grupo de Trabalho (GT) Ano Mariano. Transcorrerá no período de 25 de março de 2011 (Anunciação do Senhor) a 8 de dezembro de 2011 (Imaculada Conceição de Maria).
Tem três objetivos:
1. reavivar a presença de Maria na vida marista no Brasil;
2. oferecer uma visão renovada sobre Maria, centrada em Jesus Cristo, em sintonia com o Vaticano II e em diálogo com o mundo contemporâneo; e
3. favorecer o cultivo da mística e da espiritualidade marianas nos espaços de Missão Marista no Brasil, em comunhão com a Igreja.
O desenvolvimento do Ano Mariano se apoia em dois eixos fundamentais: mística e espiritualidade mariana – formação e celebraçãoNo seu conjunto, as atividades propostas visam atender esses dois eixos.
A programação se destina aos que desejam conhecer melhor a pessoa de Maria. Conhecimento este que, encontrando tempo, lugar e motivação, reacende em nós a dinâmica de nos tornar cada vez mais como Maria, no seguimento a Jesus.
O apelo do XXI CG permite que nos sintamos impulsionados por Deus a favorecer o nascimento de uma nova época para o Carisma e a Missão Maristas. Isso pressupõe disposição interior para se mover, desprender-se e assumir um itinerário de conversão, tanto pessoal quanto institucional, nos próximos anos. Há de se percorrer este caminho com Maria, guia e companheira. Sua fé e sua disponibilidade para com Deus nos encorajam a fazer tal peregrinação.
Ninguém está só nessa estrada. Já existem pessoas no caminho, outras ainda virão a passos largos e seguros. Guias e companheiros. Todos peregrinos, revigorados pelo Espírito que nos impulsiona ao ineditismo, altruísmo, profetismo e à revolução do coração.
nova terra, representando uma autêntica renovação dos Institutos, exige verdadeira e profunda mudança de coração: uma vida nova, consagrada pelo batismo e pelos votos, firmemente arraigada no Evangelho. Vida que promova um novo modo de ser; uma nova relação entre Irmãos, Irmãs, Padres, Leigas e Leigos baseada na comunhão, buscando juntos a contínua e crescente vitalidade do Carisma Marista, no mundo de hoje. Encoraja-nos, enfim, a buscar com urgência novos horizontes para ser presença fortemente significativa entre as crianças e os jovens pobres.
Essa capacidade relacional está no âmago do Carisma Marista que é revigorado constantemente, desde a sua fundação, sob as bênçãos de uma mulher, lembrando a dimensão feminina do carisma. Carisma que tem a Mulher como inspiração, guia, companheira e primeira superiora – a Boa Mãe.
Inspirados em Maria, o marista se deixa transformar por ela para ser presença de qualidade na vida das pessoas, em especial dos que mais necessitam. Somos convidados a descobri-la como peregrina na fé.

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Já participei por algum tempo quando morava em Tarauacá, Jovens não perca tempo com Drogas, procure e siga é muito bom pra mente. Reflita viva em comunhão e harmoia com a sociedade.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem