Tarauacá em menos de 2 meses teve os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo afastados por corrupção: É fácil viver numa cidade dessas?


Marilete Vitorino sempre disse publicamente que a função para qual ela foi eleita é a de vice prefeita. Portanto, o que fosse papel de vice prefeita poderia  se contar com ela.

Pois bem, Marilete, Vice-prefeita, no caso, é a segunda em exercício no cargo do executivo municipal. No Brasil, essa representante é eleito através de voto direto, de quatro em quatro anos, juntamente com o prefeito, de modo vinculado (Constituição Federal Artigo 29, I e II). A vice-prefeita é substituta do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento. Pode e deve exercer função dentro da administração municipal.

A população já começa a cobrar uma postura mais firme da Prefeita frente aos problemas da administração municipal. 

Estamos no mês de data base dos servidores públicos municipais, no mês de aniversário da cidade, no final da construção da obra da avenida modelo, pagamentos pendentes na cidade e uma série de decisões a serem tomadas.

População também já quer saber quem será o secretariado da nova Prefeita e quando ela vai anunciar publicamente.

O que se percebe nas conversas com a Doutora Marilete é a sua preocupação (com razão) da chamada segurança jurídica quanto a uma possível volta o Ex-Prefeito Vando ao Comando da Administração. Não há um dia nessa cidade que um dos assessores do ex-prefeito não solte um boato de que o prefeito já conseguiu o mandado de segurança e está voltando. Até festa já anunciaram somente para deixar a população mais confusa.

O fato é que alguém da justiça precisa opinar publicamente sobre essa questão. A Promotora Eliane Misae tem sido também muito cautelosa sobre essa questão. Porém, a população necessita de quem lhes preste informações jurídicas, sejam elas quais forem.

A cidade de Tarauacá, pra quem não lembra, em pouco menos de dois meses teve nada menos de que dois chefes de Poderes Públicos afastados por envolvimento em atos de corrupção. Foram afastados o Presidente da Câmara Vereador Edmar Rodrigues e em pouco tempo veio o afastamento do Prefeito Wando Torquato. Além disso dois vereadores perderam o mandato pelo mesmo motivo. Não é fácil a população compreender tudo isso e ainda ter que conviver com a boataria que muitas vezes cheira a armação.

6 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Porque vc não busca essa informação e brinda seus seguidores com a VERDADE.

    ResponderExcluir
  2. Cautelosa ela está sendo até demais, mesmo se fosse possível o retôrno do prefeito cassado, ela ficaria de escanteio, como sempre ficou, portanto acho que deveria meter a caneta e nomear o pessoal de sua confiânça, e mostrar firmêza nas suas decisões. Desejo boa sorte para a prefeita.

    ResponderExcluir
  3. O problema caro Aquiles é quando se trata de corrupção generalizada passam a existir muitas "verdades". Por enquanto a única verdade comprovada pela justiça do Brasil é que o Vando e o Furtado se elegeram em 2004 de forma criminosa. Isso eu tenho como provar. E acho que geralmente quando um político se elege de forma criminosa a sua administração tem um enorme tendência de seguir a mesma linha. Agora, se você quer saber de outras verdades que lhe interessam eu não posso ajudá-lo. Obrigado por ser um dos mais assíduos leitores do blog do accioly.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Accioly, realmente eu sou um dos, quiçá o mais assíduo de seus leitores, e nem poderia ser o contrário, porque gosto de estar informado e seu blog é , sem dúvida, o veículo mais completo de informações sobre Tarauacá, o que ás vezes questiono é sua forma agressiva de fazer oposição. Quando você fala que Vando e Furtado se elegeram de forma criminosa, porque não cita os políticos de seu partido ou coligação que também estão na mesma situação? Hugo Junior, por exemplo, eleito pela sigla partidária que tanto defende, foi cassado pelo mesmo motivo e nem por isso você enfatizou tanto.Porque não menciona também, as acusações que já foram feitas à Moisés Diniz? Entao meu caro se é pra sermos honestos, vamos ser por inteiro.
    Aproveito a oportunidade pra te dizer que não se pode relativizar a verdade, ela é uma só, e não pode ter várias faces, se quer mesmo saber a verdade eu posso te informar, e pode anotar na tua agenda, que quarta feira o prefeito Vando volta pra prefeitura e vai dar continuidade a seu excelente trabalho(nesse caso o EXCELENTE é relativo, porque pode não ser pra você, mas é pra mim ).
    A prova do eu disse acima é tanta, que sei que você não vai postar esse comentário, só porque ele contraria seus interesses. Então dê uma prova de que é verdadeiro e democrático como vem pregando, não poste só os elogios, mas as críticas também devem bem vindas.
    Um abraço amigo!!!
    depun

    ResponderExcluir
  5. Caro Acioly, A nossa cidade pode muito bem seguir em frente sem o prefeito eleito pelo povo se não deu certo problema dele, tem a vice para assumir, ela é tão competente que não vamos sentir a falta do mesmo. Poder politico é passageiro.

    ResponderExcluir
  6. Um dos motivos pelos quais sai do PCdoB, foi pra não ter que ouvir idiotices como essas desse tal Aquiles. Olha cara o fato de você ser fã e defensonr "de carteirinha" dos corruptos de Tarauacá, especialmente o Wando, não te dá o direito de ficar querendo opinar no meu blog. Nele eu posto o que eu achar que devo e que seja coerente com o que eu penso e com as leis do país. Aqui você nunca leu uma frase de agressão pessoal a quem que quer que seja. Não tolero corrupto e, evidentemente "seus soldados", não tolero traficante de droga e nem prostitutas políticas. Não sei se você se enquadra em alguns desses adjativo. Meu blog é minha página pessoal e nele escrevo o que me interessa.
    O Vando deve voltar sim para concluir sua "obra prima" de 8 anos de corrupção em tk".
    Abraço aquiles...
    Há vamo dá por encerrado esse papo. não sei se você percebeu mas, mal tenho tempo de atualizar o blog pra você ficar atualizado.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem