Prefeita Marilete Vitorino começa a promover mudanças no quadro de secretários e assessores do Governo Municipal. Ontem, foram nomeados dois secretários: Claudio Moura para Secretaria de Finanças no lugar de Ulineide Benigno e Jânio Melo para ocupar a Secretaria de Planejamento que no momento não tinha titular. Para a Direção da Creche Municipal foi nomeada a Professora Francisca Rodrigues que havia sido exonerada pelo ex-prefeito Vando recentemente.
Outras mudanças ainda deverão ser efetuadas durante toda essa semana. Marilete pretende montar uma equipe de trabalho “de sua confiança” para começar a governar de fato.
Ontem à tarde fiz uma visita à prefeita Marilete. Encontrei-a no seu pequeno gabinete e disse a ela que se a mesma pretende começar um processo de reorganização da cidade,com corte gastos, redução do número absurdo de cargos de confiança, ter relação com a sociedade civil organizada, ouvir os movimentos, discutir com igrejas, empresários, associações, sindicatos, juventude e instituições públicas, terá todo o meu apoio. Nós não queremos intervir nas decisões da prefeita e sim podermos opinar e sermos ouvidos.
Marilete me falou que está tendo muitas dificuldades para colocar “ordem na casa”. Toda hora aparece um problema novo.
Marilete me falou, ainda, sobre algumas questões importantes:
1. PARALISAÇÃO DA OBRA DA AVENIDA MODELO: “a obra foi interrompida momentaneamente para que se possa saber se ela está sendo construída dentro do que estabelece a legislação. Se não houver nenhum problema a obra vai continuar. Eu não posso é dar continuidade à obra antes de checar a sua legalidade”
2. SUSPENSÃO DOS FESTEJOS DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE: “nós vamos realizar sim o aniversário da cidade. Vamos fazer uma festa simples dentro das condições da prefeitura. Eu não serei irresponsável para gastar “rios de dinheiro” com cantores caríssimos, queima de fogos de artifícios e outros excessos, enquanto existem trabalhadores pais de famílias com salários atrasados”
3. CONCURSO PÚBLICO: “Nós pretendemos realizar o concurso público até o mês de junho”
4. SERVIDORES MUNICIPAIS: “vamos sentar com os sindicatos e discutir cada ponto de pauta apresentados pelas categorias e vamos debater como atender as reivindicações dos trabalhadores.”
5. NOVOS SECRETÁRIOS: “Estou compondo uma equipe de pessoas de minha relação e confiança. É o mínimo que a população espera de mim.”
6. A MISSÃO DE GOVERNAR: “Eu, até então era vice prefeita e cumpria fielmente o meu papel. Com o impedimento do prefeito eu tenho que assumir a responsabilidade. A cidade espera que eu tome atitudes e é isso que eu estou tentando fazer”
7. AUDITORIA NAS CONTAS DA PREFEITURA: “Eu nomeei dois secretários com a missão de fazer um levantamento prévio das condições da prefeitura e espero em breve poder me reunir com a sociedade para apresentar minha proposta de trabalho”
8. POSSÍVEL VOLTA DO VANDO: “Se o Vando voltar vai assumir o lugar que é dele e eu volto para o meu posto. Tudo certo”.
9. RELAÇÃO COM O GOVERNADOR: “Esperamos manter uma boa relação em nome dos interesses do povo de Tarauacá. Na próxima sexta feira terei uma audiência com o Governador Tião Viana e vou colocar pra ele a situação de Tarauacá”.