Garoto com queimaduras graves é removido para ser tratado no Hospital de Tarauacá

Garoto sendo removido para o hospital

Não é possível que com tanta gente nomeada pelos poderes públicos, ganhando dinheiro público, para cuidar da população, os administradores dos recursos destinados à população sejam surpreendidos com casos como esse divulgados pela imprensa local.

Depois da publicação da matéria sobre a criança de dez anos que sofreu queimaduras de terceiro grau http://acciolytk.blogspot.com/2011/01/pobre-queimada-e-esquecida-crianca-de.html, que estava abandona e esquecida pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, ela foi removida para ser tratada no Hospital Dr. Sanão Gomes e em seguida deverá ser encaminhada para Rio Branco.

Hoje pela manhã quando fui visitá-lo acompanhado de amigos sindicalistas da educação e do Presidente da Associação dos Surdos e Deficientes, professor Aléx Bispo, encontrei a professora Anísia Aragão acompanhada de uma equipe do Samu, para remover a criança até o hospital.

A criança de apenas 10 anos de idade sofreu queimaduras 3º grau, quando acendia uma lamparina em sua residência na zona rural de Tarauacá. 

Toda a família veio pra zona urbana e mora no Bairro da Praia em uma casa de apenas um cômodo medindo no máximo 3x3m, numa região sem o menor saneamento básico, exposta a todo tipo de doenças e correndo o risco do garoto contrair uma infecção devido os grandes ferimentos causados pelo fogo em seu corpo.

O pai do garoto não se encontrava em casa e houve certa resistência da mãe, mas, no final a criança foi levada para o hospital.

Mesmo morando há cerca de 500 metros do posto de um saúde municipal com vários agentes comunitários de saúde, o pessoal da prefeitura ficou sabendo do caso por este blog.

A ambulância do Samu ficou a cerca de 50 metros da residência do garoto porque a rua em que ele mora está esburacada e cheia de lama, portanto, intrafegável.

É dever do Poder Público zelar pela saúde do povo, portanto, não se pode atribuir culpa ou negligência à familia da criança. O Governo do Estado está agindo depois da publicação no blog.

Garoto passa o dia nessa posição 

Mãe resiste mas, aceita hospitalizar o filho. A irmanzinha chora. 

Casa de apenas um cômodo em cima de esgoto 

O socorro chega 

Professores se solidarizam

Professora Anízia Aragão coordena a remoção do garoto

Professor Aléx Bispo foi o primeiro a denunciar o abandono da criança doente. 

Ambulância do Samu estacionada bem longe devido as condições da rua



Garoto vai para o hospital

4 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Muito bonito essa atitude sua pois está família estava precisando de uma mão amiga e que você estende a sua mão parabéns e que Deus proteja está família....

    ResponderExcluir
  2. infelizmente isso que estamos vendo com esse garoto de apenas 10 anos de idade só comprova o que realmente a população de Tarauacá esta passando descaso na saúde, saneamento básico, cultura e educação enquanto alguns usufruir do dinheiro publico as pessoas menos favorecidas sofre o descaso do abandono do poder publico.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Accioly, devemos lembrar que esta familia deveria estar sendo atendida por um psicólogo, fisioterapeuta e por um assistente social, e a ASDF no ano de 2010 entregou nas mãos do Secretario de saúde do estado Dr. Osvaldo um abaixo assinado com 2.000 assinatura pedindo todos estes profissionais.

    De que adianta um novo hospital, se falta os profissionais?

    ResponderExcluir
  4. Nossa!Ainda achamos absurdos como este pelo nosso Brasil.Sinceramente,mais do quê com os políticos,fico indignada com a família.A criança em um situação desta e a mãe não tomou atitude.E ainda não queria que levassem o filho,mesmo recendo ajuda para cuidar da criança.Não sei se é medo,descaso com o próprio filho ou falta de informação.Mas ainda bem que existem pesssoas que se importam com seu semelhante.Graças a DEUS,em São Paulo,é possível se ter um atendimento melhor.Pois temos excelentes hospitais públicos,como o Hospital das Clínicas e o Hospital São Paulo.
    Seja para qualquer emergência,vou deixar um link que será de grande ajuda.

    http://bit.ly/aSIdwk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem