40 casos de aids no Acre somente em 2010: Tarauacá está entre os municípios com pessoas infectadas segundo o Jornal a Tribuna


A falta da prevenção sexual ocasionou 40 casos de aids no Acre somente neste ano. A quantidade está incluída nos 520 casos detectados desde 1987 no Estado. Rio Branco, por ser a capital, registra um número maior de pessoas infectadas, mas a situação é bastante preocupante nos municípios menores como Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Manoel Urbano e Tarauacá. Somente Feijó não registrou nenhum caso ainda.

De acordo com Francimary Muniz de Lima, chefe da Divisão de Agravos Transmissíveis, ainda não é possível detectar os casos de vírus do HIV, pois nem todos são lançados no sistema. “O HIV não é ter a aids. É apenas o vírus. A aids aparece, mais ou menos, após dez anos do surgimento do vírus, mas esse tempo varia. Não temos a quantidade de pessoas com vírus porque o teste é feito em vários lugares, então não ficam no sistema”, disse.

Francimary ressaltou que os números estão estabilizados, mas é necessário trabalhar mais na sensibilização das pessoas para se prevenirem na hora do ato sexual. “A pessoa precisa se conscientizar e se responsabilizar pelos atos”, ressaltou Francimary, destacando a importância da prevenção. (Ana Paula Batalha).

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem