Uma das maiores festas religiosas da regional Tarauacá-Envira segue até 4 de outubro, quando será encerrada com uma grande procissão de fé.
O Novenário de São Francisco de Assis começa nesta quinta-feira, 24 de setembro, em Tarauacá. A programação divulgada pela Igreja Católica reúne missas, momentos de oração, caminhadas, leilões e atividades culturais até o dia 4 de outubro.
Neste ano jubilar franciscano, a celebração recorda os 800 anos da Páscoa de São Francisco de Assis. A Igreja convida os fiéis a renovar a fé e o compromisso com o Evangelho durante os dias de oração, celebração e unidade.
A programação de abertura começa às 18h, com um jantar. Às 18h30, será celebrada a Missa de Abertura. Em seguida, às 19h30, acontece a Caminhada Jubilosa Franciscana, acompanhada do hasteamento da bandeira do copadroeiro São Francisco de Assis. A noite terá ainda leilão de prendas e, às 21h, show católico nacional com Amanda Vieira.
Nos dias seguintes, o novenário terá celebrações pela manhã e à noite, além da novena em honra a São Francisco, jantares e leilões. Entre os momentos previstos estão a missa para idosos e enfermos, no sábado, 26 de setembro, às 9h, e os batizados, em 1º de outubro, às 8h.
O encerramento será no domingo, 4 de outubro. A celebração eucarística está marcada para as 17h30 e a Procissão Luminosa começa às 18h30. O cortejo percorrerá as ruas Antônio Frota, Sérvulo de Paula, 1º de Maio, Coronel Juvêncio de Menezes e Constância de Menezes, reunindo devotos de São Francisco em uma grande manifestação de fé.
Programação detalhada do Novenário de São Francisco de Assis
Além das celebrações religiosas, a programação divulgada pela Igreja Católica prevê jantares, leilões e atividades especiais. Confira os principais horários de cada dia:
Quinta-feira, 24 de setembro — abertura: jantar às 18h; Missa de Abertura às 18h30; Caminhada Jubilosa Franciscana às 19h30, com hasteamento da bandeira do copadroeiro São Francisco de Assis; leilão de prendas às 20h35; e show católico com Amanda Vieira às 21h.
Sexta-feira, 25 de setembro: missa às 6h15; jantar às 18h; novena às 18h20; missa às 19h; e leilão às 20h.
Sábado, 26 de setembro: missa às 6h15 e missa dedicada aos idosos e enfermos às 9h. À noite, haverá jantar às 18h, novena às 18h20, missa às 19h e leilão às 20h.
Domingo, 27 de setembro: celebração pela manhã e, à noite, jantar às 18h, novena às 18h20, missa às 19h e leilão às 20h.
Segunda-feira, 28 de setembro, a sábado, 3 de outubro: a programação segue com celebrações pela manhã e à noite. Os cards diários divulgados pela Igreja indicam jantar às 18h, novena às 18h20, missa às 19h e leilão às 20h. Na quinta-feira, 1º de outubro, também estão previstos batizados às 8h.
Domingo, 4 de outubro — encerramento: a celebração eucarística começa às 17h30. Às 18h30, os fiéis saem em Procissão Luminosa pelas ruas Antônio Frota, Sérvulo de Paula, 1º de Maio, Coronel Juvêncio de Menezes e Constância de Menezes.
Os horários devem ser acompanhados nos canais da Igreja, caso haja atualização da programação.
