JORGE VIANA PARTICIPA DO PODCAST ENCONTRO MARCADO EM TARAUACÁ E FALA SOBRE ELEIÇÕES, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO


Ex-governador e candidato ao Senado participou de edição especial do programa nesta segunda-feira e apresentou suas posições e propostas para Tarauacá e para o Acre

O ex-governador do Acre e candidato ao Senado Jorge Viana participou, nesta segunda-feira, de uma edição especial do Podcast Encontro Marcado, apresentado pelo comunicador Raimundo Accioly, em Tarauacá.

Transmitida pela Rádio Comunitária Nova Era FM, Web Rádio GA e plataformas digitais, a entrevista ocorreu na reta final da campanha eleitoral e abordou temas como desenvolvimento regional, meio ambiente, produção rural, educação, segurança pública, infraestrutura, universidades, políticas públicas e a relação entre os municípios acreanos e o Governo Federal.

Durante a conversa, Viana também apresentou sua visão sobre a atual disputa eleitoral. As avaliações políticas e críticas feitas durante a entrevista representam as posições do próprio candidato.


Meio ambiente e produtores rurais

Um dos assuntos de destaque foi a situação dos produtores que enfrentam embargos e dificuldades relacionadas à regularização ambiental de propriedades.

Jorge Viana afirmou que pretende, caso eleito senador, atuar na busca de soluções para os embargos que, na avaliação dele, possam ser revistos dentro da legislação. Ao mesmo tempo, defendeu a preservação ambiental e afirmou que é necessário conciliar proteção dos recursos naturais e produção agropecuária.

Na entrevista, Viana disse ter participado diretamente da elaboração do Código Florestal. Cabe uma precisão histórica: ele foi relator do projeto do novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente do Senado, trabalhando na tramitação da matéria ao lado de outros parlamentares — portanto, é mais preciso dizer que participou da elaboração e foi um dos relatores, e não que “fez sozinho” a lei. Registros oficiais do Senado confirmam sua atuação na relatoria.

Parceria com as prefeituras e políticas públicas

Questionado por Raimundo Accioly sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, especialmente para manter infraestrutura e serviços públicos, Viana defendeu uma atuação articulada entre Senado, Governo Federal, Estado e prefeituras.

O candidato criticou uma atuação parlamentar excessivamente concentrada em emendas e afirmou que pretende priorizar políticas públicas estruturantes. Durante a entrevista, citou áreas como agricultura, crédito, assistência técnica, escoamento da produção, saúde e infraestrutura.

Ao falar especificamente da regional, defendeu maior atenção a Tarauacá, Feijó e Jordão e afirmou que pretende manter diálogo com os prefeitos desses municípios caso conquiste uma cadeira no Senado.

Hospital regional para Tarauacá e Feijó

Na área da saúde, Jorge Viana defendeu a implantação de um hospital regional para atender Tarauacá e Feijó.

Segundo ele, uma estrutura regional poderia reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para Cruzeiro do Sul e outras cidades em busca de atendimento especializado. A proposta foi apresentada pelo candidato durante a entrevista e não foi acompanhada, no material fornecido, de projeto técnico, orçamento ou cronograma de implantação.

Segurança pública também entrou na pauta

A segurança pública ocupou outro momento importante da entrevista. Viana relembrou ações realizadas durante seus governos e citou a construção de unidades penitenciárias e mudanças na estrutura de segurança pública do Estado.

O candidato defendeu maior rigor no enfrentamento ao crime organizado, respeitando a legislação e os direitos individuais, e falou sobre a necessidade de atualização de normas penais.

Educação e valorização dos professores

Professor e ex-dirigente sindical, Raimundo Accioly também levou para a entrevista o debate sobre educação e formação dos profissionais da rede pública.

Viana relembrou programas de formação superior de professores realizados durante sua gestão e defendeu valorização profissional, formação continuada e melhores condições de carreira. Segundo ele, políticas educacionais precisam também tornar a profissão mais atrativa para os jovens.

Campus da UFAC para a regional Tarauacá-Envira

Outro tema de interesse direto da população local foi a possibilidade de ampliação da presença da Universidade Federal do Acre (UFAC) na regional.

Accioly destacou as dificuldades enfrentadas por famílias que precisam enviar seus filhos para outras cidades e até para a Bolívia para cursar determinadas graduações, citando especialmente cursos de formação profissional que não estão disponíveis na região.

Jorge Viana classificou como possível a expansão da universidade e afirmou que, se eleito, pretende trabalhar em articulação com a UFAC e outras instituições para ampliar a formação superior na região. Também defendeu que a oferta de cursos seja associada às necessidades de desenvolvimento e geração de oportunidades.
Internet e oportunidades para a juventude

Viana também apontou a conectividade como uma das áreas estratégicas para o futuro do Acre. Durante a entrevista, defendeu investimentos em internet de alta velocidade e fibra óptica, relacionando a infraestrutura digital à formação profissional e à possibilidade de jovens do interior trabalharem remotamente e prestarem serviços para empresas de outras regiões.


Entrevista na reta final da campanha

A participação no Encontro Marcado ocorreu em uma semana decisiva para as eleições de 2026. Jorge Viana integra a disputa pelas vagas do Acre no Senado; a candidatura também aparece na cobertura eleitoral realizada por outros veículos do estado neste mês de setembro.

Ao final da entrevista, o candidato reforçou sua ligação política e pessoal com Tarauacá e convidou apoiadores para as atividades previstas em sua agenda no município.

O Podcast Encontro Marcado, apresentado por Raimundo Accioly, segue abrindo espaço para entrevistas e debates sobre política, administração pública e temas de interesse da população de Tarauacá e do Acre.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem