Em podcast, Jorge Viana e Binho Marques apresentam plano de recuperação para a BR-364



Ex-governadores detalham diagnóstico da rodovia e anunciam cronograma de obras, em movimento que reforça atuação política voltada à infraestrutura.

Em um episódio recente de seu programa Aqui Tem Acre, o ex-governador Jorge Viana, acompanhado do também ex-governador Binho Marques, utilizou o espaço para apresentar um diagnóstico detalhado da situação atual da BR-364. A rodovia, principal artéria logística do Acre, foi o tema central da conversa, que incluiu o anúncio de um plano de trabalho para a recuperação de trechos críticos.

Durante a conversa, Jorge Viana afirmou que o plano foi elaborado após uma avaliação minuciosa, realizada em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para identificar os pontos de maior gravidade. Segundo Viana, o objetivo é intervir em 15 km de trechos considerados "intrafegáveis" e realizar manutenções em outros 65 km que apresentam condições precárias.

"Não se trata apenas de política, é uma questão de cidadania. A estrada é o meio pelo qual chegam a saúde, a educação e a segurança para a população do Acre", justificou Viana ao explicar a motivação da iniciativa, mesmo fora de um cargo executivo. O ex-governador projeta que as intervenções, caso sigam o cronograma estabelecido junto ao governo federal, devem melhorar significativamente o fluxo de veículos e o tempo de viagem entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul até setembro deste ano.

Oposição e cenário político

O debate também serviu para que os ex-governadores criticassem a postura da oposição em relação ao estado das rodovias. Binho Marques argumentou que o isolamento causado pelas más condições da estrada é um fator de exclusão social e acusou adversários de tentarem utilizar o tema de forma eleitoreira, sem apresentar soluções concretas.

"Enquanto o Jorge trouxe o ministro dos Transportes (George Santoro) e um plano técnico de ação, há quem prefira apenas a crítica vazia", pontuou Marques.

A discussão sobre infraestrutura, tradicionalmente um dos pontos centrais da agenda política no estado, foi contextualizada pelos participantes como parte de um esforço maior de integração regional. O programa destacou ainda a necessidade de união da bancada federal acreana, independentemente de partidos, para assegurar a continuidade dos investimentos, estimados em mais de R$ 3 bilhões para soluções definitivas de engenharia, como o uso de macadame para resistir ao solo e ao clima amazônicos.

Histórico de gestão

Além da pauta técnica, o episódio teve um forte tom de reafirmação do legado das gestões petistas no estado. Jorge Viana aproveitou a oportunidade para revisitar obras de infraestrutura realizadas durante seus oito anos de mandato e os do governo Binho Marques, listando a pavimentação de estradas e a construção de pontes como marcos de suas administrações.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem