A vereadora e professora Janaina Furtado (PP) participou, na tarde de quarta-feira (29/10), de mais uma assembleia dos trabalhadores em educação da rede municipal, realizada no auditório do Sinteac/Tarauacá. Filiada ao sindicato e presidente da Comissão de Educação da Câmara, Janaina tem acompanhado de perto as demandas da categoria e atuado como ponte entre sindicato, prefeitura e parlamento.
“Mais uma vez fui ao encontro dos amigos e amigas da educação para manifestar meu apoio, somar à luta de todos e agir como parlamentar para que as bandeiras e pautas da entidade sejam atendidas pelo poder público. Meu mandato é um elo entre o nosso sindicato e o governo, e temos avançado, se compararmos com períodos anteriores”, destacou Janaina.
O que foi deliberado na assembleia
A categoria reafirmou a exigência de cumprimento do acordo firmado em maio entre Prefeitura, Sinteac e Câmara de Vereadores. Naquele entendimento:
houve reajuste dos vencimentos dos servidores de apoio administrativo;
ficou pactuado que, após a quitação desse reajuste e análise da folha, seria promovida a majoração do auxílio-alimentação dos professores.
A plenária registrou que já estamos em novembro e a prefeitura ainda não se manifestou sobre a implementação do aumento do auxílio-alimentação. Diante disso, os trabalhadores esperam o pagamento ainda neste mês; caso contrário, a categoria deliberou a possibilidade de ato público e/ou paralisação de 1 dia.
Atuação institucional e próximos passos
Durante a assembleia, a vereadora Janaina, comprometeu-se a intermediar nova rodada de diálogo com o Executivo para que o cronograma de implementação seja apresentado com data e forma de pagamento.
O presidente do Sinteac, prof. João Maciel, parabenizou os servidores pela passagem do Dia do Servidor Público, realizou sorteios de brindes e PIX e informou que na segunda-feira haverá reunião com o secretário municipal de Educação e equipe para tratar das reivindicações.
Compromisso do mandato
Janaina reiterou que sua atuação seguirá firme, propositiva e transparente:
“Seguirei cobrando o cumprimento do acordo, respeitando a responsabilidade fiscal, mas com prioridade para quem faz a escola acontecer. Valorização não é discurso — é decisão e cumprimento de palavra.”
O Mandato Janaina Furtado permanece à disposição da comunidade escolar, acompanhando cada etapa das negociações e defendendo a valorização dos profissionais da educação como eixo central da qualidade do ensino em Tarauacá.
(assessoria)
Tags:
JANAINA FURTADO


