A medida representa um avanço histórico na área da saúde pública local, garantindo acesso gratuito a exames fundamentais para diagnóstico e acompanhamento clínico, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“Só temos a agradecer ao governador Gladson Cameli e ao secretário de Saúde Pedro Pascoal por proporcionarem esse grande avanço. Esse ultrassom vai melhorar e qualificar os atendimentos, oferecendo exames de imagem para quem mais precisa”.
Atendendo ação do Ministério Público
A entrega do equipamento também é fruto de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá. A Justiça havia determinado que o Estado adotasse, em até 90 dias, todas as providências necessárias para garantir a oferta de exames de ultrassonografia tanto no Hospital Sansão Gomes quanto na Maternidade Ethel Muriel Guedes.
Na decisão judicial, ficou estabelecido que, até a implantação definitiva do serviço, o Estado deveria custear os exames realizados na rede privada sempre que houvesse prescrição médica, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.
Antes da chegada do aparelho, a população de Tarauacá só tinha acesso ao exame por meio da rede privada, com custos elevados e inacessíveis para a maioria. Agora, com a iniciativa do Governo do Acre, esse serviço essencial estará disponível de forma gratuita e regular na rede pública, garantindo mais dignidade e qualidade no atendimento em saúde.
Ação conjunta em favor da população: A parceria entre o Governo do Acre e o Ministério Público reforça a importância da união de esforços para assegurar os direitos fundamentais e melhorar a vida dos cidadãos.
Tags:
GOVERNO DO ACRE