Aula dos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos foi transmitida pelo YouTube do Centro de Referência em Educação à Distância e Formação Continuada e alcançou os 22 municípios do Acre.
O Programa Formar para Incluir realizou, no dia 1º de setembro de 2025, a aula inaugural dos cursos FIC de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. O evento aconteceu no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac), em Rio Branco, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube para estudantes dos 22 municípios acreanos.
A iniciativa busca ampliar o acesso à Educação Profissional e Tecnológica por meio da modalidade a distância, garantindo oportunidade de qualificação a comunidades que dificilmente teriam acesso a cursos presenciais. Mais de 230 estudantes estão matriculados nesta primeira oferta.
O coordenador geral do programa, Mario Sérgio Pedroza Lobão, ressaltou que o Formar para Incluir representa um marco na história do Ifac e, em especial, do campus Sena Madureira, responsável pela execução do programa. “Agradecemos à gestão do Ifac e a equipe que tem trabalhado diariamente, ao campus Sena Madureira, na pessoa do diretor-geral Daryl Abejdid, representado pelo diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Alexandre Lúcio Amaro, que não mediram esforços para tornar este projeto realidade”.
Ele lembrou que a ação foi viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Meire Serafim, destacando o esforço coletivo da gestão institucional, das equipes de trabalho e das parcerias envolvidas. “Essa conquista é fruto de um esforço coletivo e do olhar sensível para a educação por parte da deputada federal Meire Serafim, responsável pela destinação da emenda parlamentar que viabilizou este programa. A ela, nosso mais sincero agradecimento”.
Ao final, Mario Lobão agradeceu a todos os envolvidos na iniciativa, citando nominalmente o reitor Fábio Storch e ao diretor do Centro de Referência em Educação à Distância e Formação Continuada (Cread), Rodrigo Souza, pela confiança depositada na condução do programa. “Estamos confiantes de que esses cursos vão transformar a vida dos alunos, fortalecendo não apenas sua trajetória profissional, mas também suas comunidades”, afirmou.
O diretor do Cread, Rodrigo Silva Souza, deu as boas-vindas aos estudantes e ressaltou que o Ifac é uma instituição avaliada com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante qualidade e excelência aos cursos ofertados. "Quero também agradecer às autoridades que muitos contribuíram para este momento, como o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a deputada federal Meire Serafim”.
Representando o reitor Fábio Storch de Oliveira, Rodrigo Silva destacou a importância da EaD para o desenvolvimento regional e anunciou novos planos: em 2026, serão ofertadas 300 vagas para os cursos de graduação em Gestão Pública e Recursos Humanos, permitindo a verticalização do ensino e a continuidade da formação dos alunos. “Transmito a vocês o entusiasmo do nosso reitor com a realização destes cursos e a certeza de que a educação a distância é fundamental para o desenvolvimento da região".
O diretor agradeceu às equipes envolvidas, ao reitor Fábio Storch e à Pró-reitoria de Ensino pelo apoio, além de reforçar o papel decisivo da deputada Meire Serafim na destinação de recursos.
(Com informações da Coordenação do Programa Formar para Incluir e fotos de Luciano Cezário/DSCOM)
Tags:
IFAC