Com o objetivo de fortalecer a segurança viária e a inclusão social no município de Tarauacá, o Governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), realizou neste sábado (27) a entrega de 109 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) para moradores contemplados pelo programa CNH Social e de 17 coletes sinalizados destinados especificamente aos profissionais mototaxistas.
A cerimônia aconteceu na quadra esportiva da Escola Municipal José Augusto de Araújo e contou com a presença do governador Gladson Cameli, autoridades locais, beneficiários e representantes da categoria. A ação integra o projeto “Motociclista Consciente”, iniciativa do Detran voltada à segurança e conscientização dos condutores. O investimento total é de R$ 300 mil, abrangendo tanto a emissão das habilitações quanto a distribuição dos coletes.
A fala do presidente dos mototaxistas.
O presidente da Associação dos Mototaxistas de Tarauacá, Elson Monteiro, agradeceu em nome da categoria:
“A gente fica muito grato à categoria por estar recebendo esse apoio. Esses coletes vêm para incentivar a galera a trabalhar de forma mais organizada. É um incentivo que dá mais segurança e dignidade para o nosso trabalho. Agradeço ao governador e à equipe que veio, estão todos de parabéns. Só temos a agradecer”, destacou.
Elson também comentou sobre a atual situação dos mototaxistas no município:
“Hoje estamos em torno de 17 mototaxistas nativos, trabalhando sempre que a população precisa. Estamos na correria, especialmente nos eventos que acontecem na cidade, e seguimos firmes no dia a dia para atender bem a comunidade”, ressaltou.
O programa CNH Social, já conseguiu transformar a vida de 17 mil cidadãos de baixa renda inseridos no CadÚnico, e até 2026 serão 22 mil capacitados de forma totalmente gratuita.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, ressaltou o impacto positivo das ações do órgão junto à população: “O programa Motociclista Consciente já passou por Tarauacá e juntos estamos retornando para fazer essas entregas. Estamos unidos com os mototaxistas, uma classe que trabalha incansavelmente transportando a população. Tenho orgulho de fazer parte de um governo que faz a diferença na vida das pessoas”, destacou.
Valorização e segurança
A entrega das CNHs aos moradores e dos coletes aos mototaxistas reforça a política de valorização dos trabalhadores e busca reduzir os índices de acidentes nas vias públicas. Para os mototaxistas, significa mais segurança e reconhecimento do papel essencial que desempenham no transporte urbano de Tarauacá.