Ifac lança 4º ciclo do Programa Mulheres Mil com 687 vagas em seis municípios, incluindo Tarauacá


Editais publicados nesta segunda (18) abrem oportunidades para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade social; município de Feijó é atendido neste novo ciclo.


O Instituto Federal do Acre (Ifac) através da Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou, nesta segunda-feira (18), o 4º ciclo do Programa Mulheres Mil, iniciativa que oferece capacitação profissional e inclusão social para mulheres em situação de vulnerabilidade. Os editais já estão disponíveis e as inscrições serão realizadas de 21 a 29 de agosto de 2025, conforme editais nº 14 a 18/2025 para alunas e o início das aulas será no dia 29 de setembro de 2025, com continuidade ao longo de 2026.

Ao todo, serão disponibilizadas 687 vagas, distribuídas entre seis municípios acreanos: Rio Branco (300 vagas), Cruzeiro do Sul (87), Tarauacá (60), Feijó (60), Sena Madureira (90) e Xapuri (90). A novidade desta nova pactuação é a oferta de cursos no município de Feijó, antes da implantação do novo campus da instituição.

Nesta nova edição, o programa contará com 23 turmas em diferentes áreas de atuação, como Microempreendedora (3 turmas); Assistente Escolar (5 turmas); Assistente Administrativo (3 turmas); Frentista (1 turma, com 27 vagas); Operador de Computador (3 turmas); Operador de Caixa (3 turmas); Cuidadora Infantil (1 turma); Cuidadora de Idosos (3 turmas); e Vendedor (1 turma).

Acesse os editais para inscrição de alunas nos links abaixo:






Local das aulas - O Programa Mulheres Mil no Acre é resultado de termos de cooperação técnica firmados entre o Ifac, o Governo do Estado do Acre e as prefeituras de Sena Madureira, Xapuri, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó. No município de Feijó, um espaço destinado às aulas está sendo definido pela Pró-reitoria de Extensão e Coordenação Geral do Programa Mulheres Mil.

As aulas nos municípios de Xapuri e Tarauacá serão realizadas nos campi do Ifac; em Sena Madureira as aulas ocorrerão, através de parcerias, na Escola Messias Rodrigues de Souza, e em Cruzeiro do Sul, no Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie).

Em Rio Branco as aulas do programa serão realizadas na Escola Estadual Zuleide Pereira de Souza, na Vila Acre, e Escola Frei Heitor Maria Turrini, na Cidade do Povo. Outros locais em Rio Branco ainda serão definidos, como o bairro Jacarandá e a região do Conjunto Universitário.

Nova pactuação - A pró-reitora de Extensão, Luana Melo, destacou a importância do momento. “Estamos muito felizes com a nova pactuação do 4º ciclo do Programa Mulheres Mil no Ifac. Fomos contemplados com o maior número de vagas da Região Norte, totalizando 687 oportunidades, que serão distribuídas entre os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Xapuri”.

Segundo a pró-reitora, essa conquista reforça o compromisso do Ifac com a promoção da equidade, da inclusão social e da valorização das mulheres em situação de vulnerabilidade. “Mais do que números, estamos falando de histórias de vida que serão impactadas por meio da formação cidadã, da qualificação profissional e da construção de novas perspectivas de futuro”.

Luana Melo disse que na Pró-Reitoria de Extensão, toda a equipe está muito motivada com essa nova etapa. “Seguiremos firmes, com responsabilidade e sensibilidade, para que cada curso represente, de fato, uma transformação social na vida dessas mulheres e de suas comunidades”.

(assessoria)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem