Programa Formar para Incluir, coordenado pelo Cread/Proen, ofertará 400 vagas em cursos FIC de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos, com apoio das secretarias municipais e recursos de emenda parlamentar.

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância e Formação Continuada (Cread), realizou na manhã do dia 25 de junho, na Reitoria, em Rio Branco, uma reunião de alinhamento com representantes das Secretarias Municipais de Educação dos 22 municípios acreanos. O encontro teve como objetivo apresentar os detalhes da oferta dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Educação a Distância (EaD) do Programa Formar para Incluir.
Com a presença de técnicos administrativos, docentes e coordenadores locais de diversos campi do Ifac, a reunião reforçou o compromisso da instituição com a interiorização da educação profissional e a ampliação de oportunidades formativas. Serão ofertadas 400 vagas, distribuídas entre os municípios, nos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos, ambos com carga horária de 180 horas, na modalidade EaD.
Durante o encontro, realizado on-line, foram discutidos pontos como a distribuição de vagas por município, a necessidade de infraestrutura tecnológica mínima para o suporte aos estudantes e a indicação de responsáveis locais de apoio. O foco inicial da execução será a região do Purus, graças à destinação de emenda parlamentar da deputada federal Meire Serafim.


Para o coordenador geral do Programa Formar para Incluir, Mário Sérgio Pedroza Lobão, a reunião foi um passo fundamental para consolidar a parceria institucional com os municípios. “Apresentamos os principais aspectos da oferta e reforçamos o papel do programa na qualificação profissional, prioritariamente para servidores municipais e estaduais. Caso haja vagas remanescentes, a comunidade em geral também será contemplada”, destacou.
A assessora técnica da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Silvia Melo de Sampaio, também participou do encontro e celebrou a iniciativa. “Conhecemos o Programa Formar para Incluir, que vai oferecer cursos importantes para aprimorar a qualificação profissional de servidores públicos e da população local. Essa ação é crucial para fomentar o profissionalismo na região”, avaliou.
Coordenador local de curso, Edeclan Damasceno Silva reforçou a importância da capacitação. “Esses cursos FIC são essenciais para a inserção profissional, especialmente dos servidores, por sua formação prática e de curta duração. A reunião foi produtiva e agradecemos à deputada Meire Serafim pelo apoio decisivo à expansão da EaD do Ifac em todo o Estado”, finalizou.
(Com informações da coordenação do Programa Formar para Incluir)
Tags:
IFAC