TARAUACÁ: EM CARTA AO BLOG, MORADOR RECLAMA DE CONSTANTES QUEDAS E OSCILAÇÕES DA ENERGIA NA RUA ONDE MORA


Caro amigo Acioly,

Venho, por meio deste instrumento, me dirigir a você com o desejo de que possa postar esta carta, cujo objetivo é chamar a atenção dos governantes de nossa cidade.

Atualmente, resido na Travessa Paulo Lins de Albuquerque, no bairro da Cohab, e me encontro, no momento, sem ter a quem procurar para que possa solucionar não só o meu problema, mas também o da maioria dos moradores da referida Travessa.

Há pouco mais de um ano, mudei-me juntamente com minha família para o endereço acima citado e constatei um grande problema na rede elétrica. Conversei com alguns moradores, e o problema persiste há alguns anos. Constatei a constante queda de energia, assim como a grande oscilação da mesma. Observei que, durante um minuto, havia três ou mais quedas de energia. Pessoas — inclusive eu — tiveram eletrodomésticos queimados, bombas de água danificadas, sem contar as lâmpadas. Sei, Acioly, que poderiam dizer que essas coisas acontecem — e sim, realmente acontecem — mas não com essa intensidade e frequência. Sou eletricista há mais de 10 anos e, atualmente, terminei meu curso em Eletrotécnica. Sei muito bem do que estou falando.

Já denunciei o caso à ANEEL, e a Energisa veio instalar um analisador de tensão por cerca de mais ou menos 30 dias em minha residência e em outro local próximo. Porém, até agora, nada foi resolvido. Constatei que não temos média tensão, somente a baixa, sendo que há apenas um transformador que atende metade da pista velha e algumas travessas do nosso bairro, incluindo a que moro.

Em horários de pico, minha residência e a de outros moradores parecem uma discoteca, com jogo de luz. A luz oscila demais, conforme registros em meu celular. Os estalos (barulhos) do nobreak já fazem parte do cotidiano, e, em outras residências, é preciso desligar um aparelho doméstico para poder ligar outro.

Caro Acioly, sou apenas um cidadão comum que, após procurar vários meios para solucionar o problema, obteve o silêncio como resposta. Contudo, a conta de energia chega às alturas todo mês, mas não temos uma energia de qualidade. Recorro às redes sociais com o intuito de chamar a atenção do poder público, dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo — a quem for de direito — para que busquem, junto aos órgãos competentes, solucionar esse infortúnio.

Grato, e desde já agradeço.

José Aires do Carmo
Eletricista / TEC

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