TARAUACÁ: LAR NOVO HAMBURGO 'ONDE O CORAÇÃO NUNCA ENVELHECE' - 40 ANOS DE AMOR (TEREZINHA SILVA)

Em Tarauacá, o histórico Lar Novo Hamburgo foi fundado em 25 de fevereiro de 1985, pelo Padre Mathias, com recursos vindos da cidade de Hamburgo na Alemanha. Daí o nome do espaço que abriga idosos desde sua fundação.


A atual Coordenadora Professora Terezinha Silva escreveu um texto para hpomenagear a todos que fizeram e fazem a história deste abençoado espaço de acolhimento de idosos.

"Quarenta anos. 

Parece muito tempo, mas, para nós, é apenas uma coleção de momentos que nos marcaram para sempre. São risos, lágrimas, histórias compartilhadas ao cair da tarde, mãos enrugadas buscando um toque de carinho, olhares que falam mais do que palavras.

A INSTITUIÇÃO DE AMPARO AO IDOSO LAR NOVO HAMBURGO nasceu do amor e da necessidade de lembrar ao mundo que ninguém deveria envelhecer na solidão. Que cada vida, independentemente da idade, merece ser celebrada, respeitada e cuidada. 

Aqui, já acolhemos aqueles que um dia foram professores, mães e pais dedicados, operários que ajudaram a erguer cidades, sonhadores que amaram, perderam e recomeçaram tantas vezes. Pessoas que deram tudo de si e, quando o tempo começou a pesar, precisaram de um lugar para descansar.

E nós estávamos aqui.

Mas não estávamos sozinhos. Nunca estivemos. Porque ao nosso lado sempre houve vocês. Funcionários que transformam trabalho em missão, voluntários que doam tempo como quem doa um pedaço do coração, doadores que estendem a mão mesmo sem conhecer aqueles que ajudam. Pessoas que fazem a diferença, que entendem que um simples “bom dia” pode iluminar a semana inteira de alguém.

Vocês seguraram mãos trêmulas na hora do medo, enxugaram lágrimas quando a saudade apertou, trouxeram vida para dias que pareciam vazios. Vocês foram filhos para aqueles que já não tinham mais ninguém. Foram esperança para quem achava que já era tarde demais.

E é por isso que hoje, ao olharmos para esses 40 anos, não vemos apenas o tempo que passou. Vemos amor. Vemos cada sorriso que conseguimos arrancar, cada abraço que trocamos, cada olhar que brilhou por sentir-se visto lembrado, amado.

A todos que fazem parte dessa história, nosso muito obrigado. Obrigado por provar que o amor não tem idade, que o carinho não conhece limites, que a dignidade não tem prazo de validade.

E que, enquanto estivermos aqui, nenhum idoso estará sozinho.

Que venham mais 40 anos de amor. Porque, no Lar Novo Hamburgo, o coração nunca envelhece".


Escrito Por 
Terezinha da Silva Oliveira
Coordenadora da Instituição

Breve Histórico


40 Anos do Lar Novo Hamburgo em Tarauacá


A casa de Longa Permanência Lar Novo Hamburgo iniciou suas atividades no dia 25 de fevereiro de 1985, por iniciativa do Padre Mathias Leven. 

O Objetivo: Retirar pessoas idosas do abandono. 

Sua construção só foi possível graças à ajuda de pessoas amigas da cidade de Hamburgo na Alemanha. 

O nome Lar Novo Hamburgo homenageia a cidade. 

Aos cuidados das Irmãs de Nossa Senhora que já trabalhavam em Tarauacá, desde 1971, a casa passou a receber idosos da cidade e da zona rural. 

No local eles encontraram acolhida, abrigo, paz, convivência, cuidados, sustento e mais vida.

O Padre Mathias, que faleceu em 2006, através da Paróquia São José sustentou a obra por longos anos fornecendo alimentação, saúde, vestuário e bem-estar dos idosos e toda a conservação do imóvel.

A pessoa Idosa é acolhida respeitada e assistida e em todas as suas necessidades. E também se sente livre podendo sair, receber visitas.


Parabéns em primeiro lugar o seu Idealizador Pe. Mathias, Pe. Hubert, as Irmãs, os funcionários, a atual coordenadora Professora Terezinha Silva, as vovós, os vovôs que aqui então e que aqui passaram. Os Amigos, os benfeitores de todos estes anos. Que com coração generoso ajudaram a manter esta casa.

Post a Comment

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem