Assessoria - O Teatro José Potyguara, em Tarauacá, foi palco na noite desta sexta-feira, 1°, do lançamento do livro Mozart Donizetti: A Influência, Atividades Musicais e Culturais de Vila Seabra, obra de Michael Kelvin Peres de Lima, que explora a trajetória e o impacto cultural do maestro Mozart Donizetti em Vila Seabra, no antigo Território do Acre.
O projeto é financiado por meio do edital de Arte e Patrimônio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com recursos da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa que destina recursos a projetos culturais em todo o país. A Lei Paulo Gustavo, sancionada em 2022, visa fortalecer o setor cultural, promovendo acesso a financiamento para produção e preservação artística, especialmente em regiões onde a cultura é parte essencial da identidade local.
Estiveram presentes no evento autoridades como a prefeita Maria Lucinéia, o Promotor de Justiça Leandro Leitão Noronha e a ex-primeira-dama do Acre, Beatriz Cameli. Além disso, amigos e familiares de Michael Kelvin, bem como artistas, escritores e músicos do estado, prestigiaram o momento de celebração e reconhecimento da cultura local.
O livro traz ao leitor uma rica investigação sobre o maestro, incluindo algumas de suas composições publicadas na imprensa da época e partituras raras, como a melodia do Hino Acreano.