Ao querido povo de Tarauacá.
"Há 100 anos, iniciava-se em Tarauacá a devoção a São Francisco de Assis, trazida pelo meu adorado pai Raimundo Eustáquio de Moura, que após viver uma experiência pessoal de fé quando passou por uma atribulaçao, invocou o auxílio divino de São Francisco de Assis, seu santo protetor, para salvá-lo. Com a graça de Deus, foi atendido em sua súplica.
Para testemunhar tal milagre comprometeu-se a criar e divulgar a devoção ao Santo protetor.
No ano de 1924, foi iniciada, em sua casa, a primeira novena rezada com seus familiares e amigos passando posteriormente para uma Capela construida por ele e depois, de muitos anos, para a igreja atual. Fazer memória desses fatos é um pleito de gratidão que muito nos honra. Infelizmente não posso estar presente às novenas neste centenário, mas as acompanho diariamente pelas mídias sociais louvando e agradecendo por tantas graças recebidas.
Em meu nome e de minha família quero manifestar aos católicos tarauacaenses a nossa gratidão e respeito pelo acolhimento ao chamado e a vivência da fé durante todo esse tempo.
Nossa gratidão à amiga Francisca Aragão que incansavelmente vem divulgando a história deste novenário.
Peço a Deus que derrame abundantes bênçãos sobre todos nós e que, a exemplo de São Francisco, nos tornemos instrumentos de amor, luz e paz em Cristo nosso Senhor"
CELESTINA MOURA LEITE MOURÃO