Informações repassadas pelo Coordenador Municipal da Defesa Civil, Tenente BM Gonzada, Tarauacá ainda se encontra entre os quatro municípios com maior incidência de focos de incêndio. Para Gonzada a queimada é muito comum na zona rural próximas as margens de rios e igarapés, o que dificulta aind amais o combate.
"As guarnições do Corpo de Bombeiros Militar tem muita dificuldade em chegar nesses locais e alguns só podem ser acessados por via fluvial, o que é quase impossível nesse período do ano. Nosso ar ainda é um dos piores do Estado e por esse motivo pedimos que a população evite a exposição prolongada nos horários da manhã e fim de tarde, onde a concentração de contaminantes é maior", recomentdou o coordenador.
Com relação ao nível dos principais rios e igarapés do município, houve um aumento no nível das águas. "O Rio Tarauacá elevou-se de 5 a 7 centímetros nas ultimas 48 horas. Segundo as previsões dos nossos órgãos de monitoramento do clima, na semana que vem temos possibilidade de chuvas em ao menos dois dias e essa é uma excelente notícia. Continuamos pedindo a população local que tenha responsabilidade e que não queime. Hoje em nosso Estado toda queima está proibida e é passível de multa e prisão. A Defesa Civil continua no monitoramento e apoio aos órgão estaduais que atuam nessa fase de estiagem" declarou Gonzaga.
Tags:
EFEITOS DA ESTIAGEM