Estão faltando apenas três meses para a eleição em que a população de Tarauacá vai escolher através do voto direto e secreto, as pessoas que vão governar o município por mais 4 anos, a partir de primeiro de janeiro de 2025. Digo as pessoas, em função de elegermos elegemos prefeito(a) e vice e eles nomeiaM secretários e assessores.
Nesse pré campanha, período que antecede as convenções municipais, eventos em que se oficializa as candidaturas e alianças partidárias, aconteceram muitas movimentações das forças políticas locais e do estado, para a definição de todo o desenho da disputa eleitoral de 6 de outubro.
A configuração que se percebe até essa data, do ponto de vista da disputa majoritária é que devemos ter uma eleição disputada com três candidaturas. São três nomes que já se lançaram publicamente como pré-candiatos à prefeitura, e estão realzando sua pré-campanha, montando chapas de vereadores e formando alianças partidárias.
VICE DE LUCINÉIA - Até o momento havia uma possibilidade de Abdias da Farmácia compor na vice de Néia, caso houvesse uma aliança de seu novo grupo (PSD) e essa possibilidade deve ter sido enfraquecido com as últimas movimentações do PSD em Tarauacá, buscando uma candidatura própria e o Senador Petecão descartando aliança com a atual prefetira. Quem está de volta ao cenário após tempo afastado é o atual vice prefeito Raimundo Maranguape, que apareceu em público nas últimas inauguraçeõs da prefeitura junto com a prefeita e que pode repetir a dobradinha com Néia.
RODRIGO DAMASCENO (PROGRESSISTAS) - Ex-prefeito e médico Dr. Rodrigo Damasceno já está com sua pré-candidatura apresentada e consolidada na formação de uma aliança com diversos partidos e traz consigo a experiência de ter governado o município por quatro anos. Sem contar que Rodrigo é filiado ao partido do Governador Gladson Cameli, Vice Mailza e uma bancada grande de vereadores, deputados estaduais e federais.
VICE DE RODRIGO - Apesar de muitas especulações e muita movimentação dentro da aliança de Rodrigo, o nome que quem comporá a vice ainda não foi definido. Segundo Rodrigo, o nome de vice será conhecido no dia da convenção do partido.
VICE DE ZÉ FILHO - Em contado com o blog Zé Filho, que não especulou nomes pra sua composição de vice, disse que todos irão conhecer o nome do vice ou da vice no dia 14 de julho.
VANDO TORQUATO? - Vando afirmou ao blog que sua possível candidatura ainda depende de umas questões jurídicas e que seus advogados dão como certa liberação para ser candidato. Vando disse que está no jogo e pode a qualquer momento anunciar seu nome.