Segurança das eleições é tema de reunião em Tarauacá

Os representantes dos órgãos demonstraram o compromisso com a realização das eleições em um clima de tranquilidade


O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, coordenou reunião, nesta terça-feira, 23, em Tarauacá, no Fórum da Justiça, para debater a segurança das Eleições 2024.

Em sua fala, o Presidente do TRE explicou a finalidade dos encontros institucionais que estão ocorrendo municípios sede de zona eleitoral durante o mês de julho. “Nós prezamos pela transparência e que o dia de votação seja realmente uma festa da democracia, na qual as pessoas possam ir com as suas famílias, com segurança e tranquilidade, para manifestar livremente a sua intenção de voto”, disse o Desembargador Júnior Alberto.

O magistrado disse, ainda, que a experiência em pleitos anteriores tem mostrado que a presença física das forças de segurança já é capaz de assegurar um ambiente de ordem e maior respeito à legislação
“Os crimes eleitorais mais comuns na véspera e no dia das eleições são relacionados à corrupção eleitoral, boca de urna e transporte irregular de eleitores”, garantiu

Presente na reunião, a Juíza da 5ª Zona Eleitoral, Eliza Rêgo, reforçou a importância da parceria de no processo eleitoral. “Contamos com o apoio e a união das forças de segurança para garantirmos a normalidade e a transparência das eleições”, afirmou.

O Promotor Eleitoral, Leandro Noronha, participou virtualmente da reunião e colocou o Ministério Público à disposição. “O MP trabalhará com muito comprometimento para que tenhamos uma eleição tranquila e dentro da normalidade”, reforçou.

A Diretora-Geral do TRE-AC, Rosana Magalhães, apresentou uma lista de informações que serão necessárias e precisam ser informadas à Justiça Eleitoral para a elaboração do Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2024.

Entre os participantes estavam Glayson Jean Moreno Dantas, Assessor de Inteligência e Segurança Institucional do TRE-AC; Chefe de Cartório da 5ª Zona Eleitoral, Carla Diniz; o Capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Corrêa; o Delegado da Polícia Civil, José Rogério da Silva; o Capitão da Polícia Militar, Marcondes Maia; o Delegado da Polícia Federal, Edmilson de Oliveira; o Coronel Comandante do 61º BIS, Gustavo Mathias; e a Prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia Menezes.

5ª Zona Eleitoral em números
28.465 eleitores
36 locais de votação
24 zona urbana
12 zona rural
11 são locais de difícil acesso
121 seções eleitorais

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem