TARAUACÁ: NOITE DE APRESNTAÇÃO DOS VENCEDORES DO I CONCURSO LITERÁRIO FRANCISCO ALVES DE FREITAS

Fonte fotos e Texto: Acervo Pessoal

A 1ª edição do concurso foi viabilizada por meio do edital de Apoio Às Demais Áreas da Cultura (LPG), voltado para a promoção de atividades literárias no município de Tarauacá.

Na última sexta-feira, 28 de Junho, no Auditório do CEDUP, ocorreu a premiação da 1ª edição do Concurso Literário Francisco Alves de Freitas (In Memoriam). Viabilizado por meio do edital da Secretaria de Cultura tarauacaense, o evento foi organizado por equipe: Fandermiler da Cunha Freitas, Ilka Frota, Célia Nascimento, Vanilson Oliveira, Geovana Freitas e Flávio Santos.

A celebração, contou com a presença de todos os filhos do escritor “Freitas”, se emocionando em ler a biografia de seu pai e contou com a presença de professores, coordenadores, educandos, gestores, empresários, bancários, blogueiros e outros convidados ilustres. Na oportunidade, foram revelados os textos vencedores do concurso, escolhidos pelos jurados Léa Freitas, Cleiber Emídio e Paulo Maia.

A secretária de Cultura Geânia Portela, enalteceu o evento, falando da importância da Lei Paulo Gustavo para o município e de como tem trabalhado para desenvolver esses planos culturais de políticas públicas na cidade.

A abertura ficou por conta da execução do hino tarauacaense, na voz de Shanupanã e sua mãe Edna Yawanawá, em seguida o proponente falou de como surgiu a idéia do projeto, o que é poesia e agradeceu aos presentes e parcerias. Léa, falou de seu pai em texto emocionado. Fânia, que também é filha de “Freitas”, emocionado, leu uma poesia de seu pai, enaltecendo o grande líder familiar que ele era.

Outro momento, Paulo Maia (filho do saudoso João Maia), participou lendo fragmentos dos textos inscritos no concurso. Após foi chamado, um a um, os finalistas (07), para receber sua premiação: 01 livro do escritor ‘Freitas’ e um certificado padronizado.

Outro momento marcante no evento foi a participação da premiação especial à custodiada que escreveu seu poema com título: “Saudade” (Daiana Silva Cardoso). Emocionado, foi aplaudida por todos os presentes, sendo autorizada pela justiça sua participação para receber os prêmios do concurso. O prêmio principal à primeira colocada foi entregue pela esposa do saudoso “Freitas”, ‘Dona Chagas’ que ficou muito atenta, e emocionada, agradeceu a grande homenagem feita In Memoriam ao seu marido.

Os três primeiros colocados receberam: 01 troféu, 01 livro do autor “Freitas”, 01 certificado e 1º 500/2º 300/3º 200 reais em dinheiro como premiação.

Confira os vencedores e os vencedores:

POEMAS:

1º LUGAR: Nataniele do Nascimento C. Gomes – Poema: Janela.




2º LUGAR: Anita Lima da Silva - Poema: Assustador mundo preto e branco.

3º LUGAR: Alexsander Lima e Lima - Poema: Carcaça.

Os textos inscritos em poemas serão disponibilizados em E-book pela coordenação executora do projeto e ficará disponível em coletânea digital na rede social para que todos tenham acesso na íntegra de todas as produções.




Por: Copyright© 2024 @Flávio Santos
Blog do kym

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem