A semana em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Blog do Accioly ouviu a presidente da Associação de Autistas de Tarauacá, Rodinéia Guilhereme.
Em Tarauacá, a Associação de familiates de autistas desenvolve um trabalho de conscientização e luta pelos direitos das crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que costuma se manifestar ainda na primeira infância e acomete, em sua maioria, crianças do sexo masculino.
De acordo com os dados da associação, no município já são 200 crianças autistas laudadadas nas redes de ensino estadual e municipal com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), também conhecido apenas como autismo. Outras 200 crianças estão na lista de espera dos itinerantes para serem atendidas por especialistas através do sistema de telemedicina.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico que afeta as habilidades físicas, motoras, de comunicação e de interação social. A condição costuma se manifestar durante a primeira infância e acomete, em maior prevalência, meninos.
Em Tarauacá temos CENTRIN - Centro de Tratamento de Integração Sensorial, um Centro Especial para acompanhamento e estimulo de crianças com diagnóstico de AUTISMO, bem como, o suporte e orientação às famílias. O CENTRIN atende atualmente 110 crianças que fazem acompanhamento com fonaudiólogo, psicólogo, assitente social.
Rodineia Guilherme e Úrsula Prado, militantes da causa
Para Rodinéia, o CENTRIN ainda não tem capacidade suficiente para atender toda a demanda, mas já é algo que ajuda. "Graças a Deus temos o centrin para acmpanhar parte dessas 200 cranças laudadas. Hoje eu como mãe luto pelo direito do meu filho e das demais familias. Dói quando você chega numa escola ver o teu filho na hora do recreio sozinho, isolado dos demais colegas de aula. O autismo faz com que ele não consiga interagir com outras crianças e as outras crianças não vão até ele. Por isso lutamos tanto pela conscientização para que essas crianças sejam incluídas em todas as atividades do processo educacional", declarou.