TARAUACÁ: ESCOLA ESTADUAL PLÁCIDO DE CASTRO (HOJE CÍVICO-MILITAR) CELEBRA 68 ANOS DE FUNDAÇÃO


No mês de aniversário da Escola Estadual Estadual Plácido de Castro a comunidade escolar desenvolveu uma programação para lembrar e celebrar os 68 anos de fundação da instituição. 


A Escola Cívico-Militar Plácido de Castro Plácido de Castro é uma instituição mantida pelo Poder Público Estadual, com uma trajetória de 68 anos dedicados à educação de qualidade. 

Atualmente, conta com 693 alunos matriculados em ambos os turnos, provenientes dos bairros circunvizinhos, tais como Cohab, Ipepaconha, Avelino Leal, Senador Pompeu, Triângulo, entre outros.

Missão e Objetivos

A escola tem como missão desenvolver a Educação Básica, abrangendo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é formar integralmente os alunos para a vida em sociedade, promovendo valores de bem, fraternidade e paz mundial, sem distinção de cor, raça, religião ou situação socioeconômica.

Equipe e Estrutura

A equipe da escola é composta por 64 funcionários, incluindo equipe gestora, pedagógica, docentes, servidores de apoio, serventes e merendeiras. A gestão é liderada por Valdernilson de Lima Gomes, contando com a coordenação de Ensino de Maria Neusa Araújo Rego de Melo, coordenação administrativa de Sibely Gomes de Lima, e coordenação pedagógica de Marina Bezerra Machado e Antônia Elissandra do Nascimento Aragão.

Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro é uma ferramenta essencial para a definição de prioridades estratégicas, conversão dessas prioridades em metas educacionais tangíveis, tomada de decisões para alcançar tais metas, avaliação de resultados e auto avaliação do desempenho da escola. Ele reflete o compromisso da instituição com uma educação significativa para seus educandos.

PILAR DA COMUNIDADE

Ao longo de seus 68 anos de existência, a Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro tem sido um pilar na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus alunos. Celebramos todas as conquistas alcançadas até o momento e olhamos para o futuro com a certeza de que continuaremos a trilhar o caminho do sucesso na educação.

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro foi instalada neste município a 27 de março de 1956, através do Decreto nº 44 de 23 de março de 1953 com a denominação “Curso Normal Regional”, sob direção da professora Isabel Monteiro Medeiros, funcionando em prédio provisório na escola João Ribeiro.

Em 1974, passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental “Plácido de Castro” em homenagem ao herói desbravador de nosso Estado Cel. José Plácido de Castro, funcionando em prédio próprio.


Em 1º de março de 1977, com a implantação da Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971, passou-se a chamar de 1º grau “Plácido de Castro”, com sede e fórum no município de Tarauacá Estado do Acre, situada a Av. Antônio Frota nº 377 – Centro, atendendo alunos de 1ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos.

Em 1996 a escola passou a atender somente de 5ª a 8ª série e Educação de Jovens e Adultos. E desde 1998 passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental “Plácido de Castro”.

No ano de 2006, durante o governo do então governador Jorge Viana a escola teve seu prédio reformado e ampliado.
Nestes 57 anos de fundação a Escola Plácido de Castro teve vários diretores que muito fizeram pela escola e consequentemente pela educação de nosso município. Os diretores foram os seguintes:

DATA

NOMES

1956 – 1957

 Isabel Monteiro Medeiros

1958

 Maria Augusta da Silva

1959 – 1962

 Raimundo Gomes de Oliveira

1962 – 1964

 Victor dos Anjos do Nascimento

1964 – 1966

Tupanir Gaudêncio da Costa

1966

 Raimunda Lima Coelho

1967 – 1971

Ciriná Barbosa da Cunha

1971 -  1972

 Irmã Clarinda Canci

1973

Sebastião Galvão Lessa

1974

Francisca Aragão Leite

1975 – 1978

 Francisca Araújo da C. Bayma

1979

 Manoel Zilmar G. de Brito

1980 – 1983

 Raimunda Soares El-Showwa

1984 – 2000

 Raimunda Nonata de Alcântara

2001 – 2006

Sirleida da Silva Prado

2007

 Maria da Liberdade Bayma Saraiva

2008 – 2011

 Maria Neusa Araújo Rego

ATUAL

Valdernilson Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



PLÁCIDO DE CASTRO CÍVICO MILITAR

No ano de 2022, o governador Gladson Cameli cumprindo um compromisso da sua campanha eleitoral, anunciou que Tarauacá iria receber uma escola Cívico Militar e que a instituição deveria ser implantada na Escola Estadual Plácido de Castro. Para isso, a comunidade escolar foi chamada para uma consulta pública.

Comunidade se reuniu com a gestão da Escola Plácido de Castro. Foto: Núcleo da SEE/Tarauacá

Em fevereiro de 2022, foi realizada uma assembleia extraordinária na referida escola, com a presença do conselho escolar, equipe gestora e pedagógica e a comunidade escolar, para consulta pública, esclarecimentos e votação a respeito da adesão ao Programa Nacional da Escola Cívico-Militar, sob a direção do professor Valdernilson de Lima Gomes, gestor da escola.

Na época, diretor e sua equipe fizeram toda uma explanação sobre o programa, responderam várias perguntas e esclareceram as principais dúvidas das pessoas presentes. De acordo com Valdernilson, a comunidade se alegrou com a proposta. “A comunidade expôs sua satisfação com a implantação desse novo programa, principalmente por se tratar de um novo ambiente escolar, o que traria mais aprendizagem para seus filhos, além da segurança”, disse.

Os professores também se manifestaram favoráveis ao programa, devido ao sucesso em outros municípios que já aderiram a ele. 

JULHO DE 2022 - GESTORES CONHECEM EXPERIÊNCIAS DE CRUZEIRO DO SUL


Em julho de 2022, a Professora Janaina Furtado, Coordenadora do Núcleo da SEE em Tarauacá, acompanhada de uma equipe composta pelas Professoras Lúcia Neri, Maria Eucilardes, do núcleo, e Professor Nilson Gomes, diretor da Escola Estadual Plácido de Castro, estiveram no município de Cruzeiro do Sul onde visitaram a Escolas Madre Adelgundes Becker que aderiu a Programa Nacional de Escolas Cívicos Militares. "Fomos conhecer organização e rotina de uma escola cívico militar que já funciona ha alguns anos, pra termos ideia de como estará a nossa Escola Plácido de Castro no próximo ano, já que aderimos ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A visita faz parte dos protocolos que estamos cumprindo", relatou Janaina. Janaina disse ainda, que o principal foco da escola cívico militar é o compartilhamento da gestão. "A equipe gestora continua com suas atribuições administrativas e pedagógicas e nossos militares cuidam exclusivamente da parte disciplinar", relatou.


O Diretor da Escola Plácido de Castro, futura Escola Cívico Militar de Tarauacá, Professor Nilson Gomes disse que a ida ao Juruá foi muito proveitosa e que no próximo ano esse modelo será também uma realidade no município. "A nossa ida ao Juruá foi uma boa iniciativa da nossa Coordenadora do Núcleo da SEE, Professora Janaina Furtado, pra buscarmos mais informações, sabermos os melhores caminhos para agilizarmos a implantação aqui em Tarauacá. Conseguimos muitas informações importantes e obtivemos total apoio dos diretores e coordenadores das escolas de Cruzeiro do Sul que se colocaram à disposição pra nos auxiliar", explicou. Nilson disse também que pelo que observou, o colégio cívico militar é bem organizado. "Tem ordem, tem disciplina e outros aspectos que favorecem muito a aprendizagem dos alunos. É um modelo que está dando certo em muito lugares e que em Tarauacá não será diferente" finalizou.

JUNHO DE 2023 - COORDENADORA DA SEE SE REÚNE COM A POLÍCIA MILITAR E DISCUTE AJUSTES FINAIS DA IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA CÍVICO MILITAR EM TARAUACÁ



Em junho de 2023 a Coordenadora da Secretaria de Educação e Esporte do Governo do Acre em Tarauacá, Professora Janaina Furtado, conversou com o Comandante do Sétimo Batalhão, Tenente Coronel Neri, como também o SubComandanda da Polícia Militar do Acre, Coronel Emílio Virgílio e o Tenente Coronel Manoel Jorge. 

Na pauta, a Primeira Escola Cívico Milittar e as ações finais para a concretização de sua implantação em Tarauacá. "Recebemos essa missão do Governo do Acre e ja vencemos várias etapas, como a audiência pública, onde a comunidade ecolar disse sim. Fomos cohecer as escolas civicos militares em Cruzeiro do Sul, nosso Diretor Nilsno Gomes foi a Brasília para conhecer o programa, já entregamos os fardamentos e agora trabalhamos para a inclusão dos militares na escola" declarou Janaina.


NOVEMBRO DE 2023 - GOVERNO DO ESTADO ENTREGA FARDAMENTO AOS ESTUDANTES DA ESCOLA CÍVICO MILITAR 'PLÁCIDO DE CASTRO' 


Em novembro de 2023, a Escola Estadual Cívico-Militar 'Plácido de Castro' de Tarauacá, abriu suas portas para um evento especial, que aqueceu os corações de alunos, pais e educadores. Toda a ação aconteceu no pátio da escola, nesta segunda feira, 6 de novembro.


Foi o momento da tão aguardada 'audiência pública', um encontro caloroso e repleto de significado. Na pauta, assuntos essenciais para o encerramento do ano letivo, incluindo a entrega dos boletins de notas dos alunos, um reflexo do esforço e dedicação de nossos estudantes ao longo do ano. Pela parte da tarde, a discussão foi a cerca do encerramento do ano, reforçando a importância do engajamento de todos para um final memorável.


De acordo com o diretor professor Nilson Gomes, o momento memorável da reunião foi relacionado ao fardamento escolar, um assunto que causou grande expectativa entre os alunos, que esperavam ansiosamente por esse momento e, finalmente, chegou a hora de vestir com orgulho o uniforme que representa a disciplina, o respeito e o comprometimento da Escola Cívico-Militar Plácido de Castro. "Nossa gratidão se estende à presença ilustre da Coordenadora Geral do Núcleo de Educação de Tarauacá, Janaína Furtado. Sua participação ativa e apoio contínuo são fundamentais para o sucesso desta parceria, que tem como próximo passo a importante missão de trazer militares para a efetiva implementação deste inspirador modelo cívico-militar" destacou o diretor.


Por fim, Nilson disse que todos unidos continuarão a trilhar esse caminho que visa transformar não apenas a educação, mas também a vida dos alunos. "Estamos preparando nosso salunos para um futuro promissor. Obrigado a todos que estiveram presentes, pois é com união e comprometimento que construímos um ambiente de aprendizado mais sólido e acolhedor para nossos jovens" finalizou o diretor.


Para a Professora Janaina Furtado, Coordeandora do Núcleo Estadual de Educação em Tarauacá, o momento é de alegria pois, só o fardamento entregue aos alunos da Escola Cívico Militar Plácido de Castro gira em torno de meio milhão de reais. "O Governo do Estado do Acre tem investido muito na rede de educação em Tarauacá e todos estamos felizes por isso. A cerimônia de entrega do fardamentoi da escola cívico militar tem um sifnificado especial. É a nossa primeira escola cívico militar e só o fardamento tem custo de meio milhão de reais. Isso é investir na educação", declarou.

Com informações de:
Blog do Accioly
Blog do Plácido de Castro
Blog do Nucleo de Esucação
Agência de Notícias do Acre
Equipe Gestora da Escola 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem