TARAUACÁ: GOVERNO ENTREGA MATERIAL ESCOLAR EM 17 ALDEIAS INDÍGENAS


Entre os dias 01 a 06 de dezembro 2023, através da Coordenadora da Educação Escolar Indígena de Tarauacá, Professora Edna Yawanawá, o Governo do Estado entregou em 17 aldeias sedes e subgrupos (anexos) 231 kits e materiais escolares, kits de limpeza, além de reuniões com as comunidades da terra indígena do Rio Gregório.


Segundo a coordenadora Edna Yawanawá, a grande missão é levar alegria e esperança e ser recebida com alegria e respeito. "Ver no rosto das crianças dos alunos a alegria de receber seu material suas fardas é um privilégio passar os seis dias parando, ouvindo as comunidades, ouvindo suas reivindicações, suas dificuldades e desafios. Tivemos uma boa conversa sobre a escola e a responsabilidade de cada professor. O compromisso de fazer um trabalho com responsabilidade pensando no futuro das crianças. As crianças sempre dizndo: 'olha é igual dos alunos da cidade', eles se sentiram iguais, incluídos nessa demanda que é uma missão tanto do campo quanto da cidade".


Ainda segundo Edna, ir paras as aldeias, ter a presença do Estado junto mais próximo essa é uma missão que foi delegada a nós, desde quando assumiu o núcleo de educação em Tarauaca a nossa coordenadora geral Janaina Furtado tem feito isso. "E todas as comunidades sabem e sentem seu amor, respeito e compromisso Ouvimos também reclamações e tomaremos providências sobre algumas situações que nos foi relatada para que tudo se resolva. Janaina tem nas veias sangue indígena que muito lhe orgulha. Ela luta e sabe que não está sozinha. Seu apoio e empenho foram decisivos e ainda serão mais ainda para que essa missão se concretize agora nas aldeias da terra indígena do Rio humaita. Nossa gratidão a toda equipe do setor indígena e do núcleo de educação de Tarauacá juntos somos mais fortes e unidos venceremos as dificuldades cada dia. Gratidão a todas as lideranças, professores, pais de alunos, as crianças que nos receberam em cada uma das 09 escolas e 08 anexos. Foram dias de aprendizado e escuta. Esse foi só o começo. Voltaremos novamente fazendo os acompanhamentos pedagógicos específicos com cada professor e ajudar no que estiver em nosso alcance", finalizou Edna.


(Assessoria/Nucleo/SEE/Tarauacá).

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem